(per)Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2011

Pensamentos para (re)pensarmos a atualidade…

Ayn Rand, é o pseudónimo de Alissa Zinovievna Rosenbaum, filósofa e novelista americana, mais conhecida pela sua filosofia do “Objetivismo”, e os seus romances “A Nascente” e “Quem é John Galt?”.
Ela defendia:
Que o homem deve definir os seus valores e decidir as suas ações à luz da razão;
Que o indivíduo tem o direito de viver por amor a si próprio, sem se sacrificar pelos outros e sem esperar que os outros se sacrifiquem por ele;
Que ninguém tem o direito de usar a força física para tirar dos outros o que lhes é valioso, ou de impor as suas ideias aos outros.
E em consequência pensava que:
"A maior recompensa do ser humano é que, enquanto os animais sobrevivem ajustando-se ao meio em que vivem, o homem sobrevive ajustando-o a si próprio."
"A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não se podem dizer defensores das minorias".
"Criminosos são uma pequena minoria em qualquer época ou país. E o dano que eles causaram à humanidade é infinitesimal, quando comparado com os horrores - o derramamento de sangue, as guerras, as perseguições, as fomes, as escravizações, as destruições em grande escala - perpetradas pelos governos da humanidade. Potencialmente, o governo é a mais perigosa ameaça aos direitos do homem: ele mantém o monopólio do uso de força física contra vítimas legalmente desarmadas. Quando irrestrito e ilimitado pelos direitos individuais, um governo é o mais mortal inimigo do homem".
"Então você acha que o dinheiro é a raiz de todo o mal. E já se perguntou qual é a raiz de todo o dinheiro?"
"A riqueza é produto da capacidade do homem pensar".
"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada;
Quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores;
Quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais do que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de si;
Quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício;
Então poderá afirmar, sem temor de errar, que a sua sociedade está condenada".
"O grandes homens não podem ser manipulados".

Sem comentários:

Enviar um comentário