(per)Seguidores

domingo, 3 de julho de 2011

Transgénicos só fazem mal aos americanos?

A empresa alemã Bayer Crop Science aceitou pagar mais de 516 milhões de euros para pôr fim a processos judiciais relacionados com a contaminação de stocks de arroz americano, através de uma variedade transgénica.
A Bayer é acusada de, em 2006, ter contaminado a produção de arroz americano com arroz geneticamente modificado experimental, não aprovado para consumo humano.
Mas pelos vistos, as experiências com a variedade de arroz em campos dos Estados Unidos, em que duas variedades transgénicas contaminaram as lavouras, remontam a um período entre 1998 e 2001.
A responsabilização da Bayer deve-se não só à contaminação, mas também por demorar pelo menos 2 meses, mesmo tendo já conhecimento do problema, a notificar o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que só denunciou a situação em agosto de 2006.
A indemnização tem a ver com os danos causados aos agricultores americanos, que viram as suas produções recusadas no mercado internacional e que dividirão os 516.262.500 €, por cerca de 11.000 produtores, em 5 Estados.
Três questões:
1 – As empresas (neste caso a BAYER, alemã) estão-se nas tintas para a saúde pública (das pessoas);
2 – Nos EUA, perante uma infração de uma empresa (neste caso a BAYER, alemã), a empresa foi obrigada a pagar a indemnização, enquanto na Alemanha, no caso recente da E.coli, mandou a UE pagar por ela (talvez por não ter sido capaz de descobrir a empresa que deu origem ao “bicho”);
3 – A notícia refere a contaminação da produção de arroz americano com arroz geneticamente modificado experimental, não aprovado para consumo humano (imagine-se!), mas não adianta nada sobre as consequências, não no negócio, mas nos danos que tem que ter havido com esses transgénicos, caso contrário não seria notícia, nem daria direito a indemnizações.
Resumindo, transgénicos já, para a Alemanha, ou que fiquem por lá e façam bom proveito! Quem os produz, que os coma!

Arroz transgénico da Bayer: o perigo ronda consumidores brasileiros




Sem comentários:

Enviar um comentário