(per)Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Mais? O quê? Quem?

O corte de rating só “acrescenta elementos especulativos à situação da dívida na Zona Euro”, pelo que a União Europeia vai “reforçar”, a partir de agora, a “regulamentação sobre as agências de rating”.
Diz Durão Barroso que “queremos reduzir a dependência” em relação a estas agências, “olhar para as questões de responsabilidade civil”.
O presidente da CE adiantou ainda que há a possibilidade de ser criada uma agência de rating europeia.
O Estado e as empresas portuguesas pagam 9 milhões de euros por ano a estas entidades.
Cuidado Agências, que o Durão vai aí!
Só agora é que descobriram que havia especulação e que é preciso regular as agências de “ratos” e ainda estão a pensar (há um ano, pelo menos) em criar uma agência europeia, que contrarie as americanas e lhes façam o mesmo que estão a fazer à Europa. Não andem tão depressa, que trabalhar cansa…
E vão mesmo olhar para a questão, na perspetiva da responsabilidade civil e criminosa, como fez um grupo de economistas portugueses, apresentando queixa ao Procurador de Justiça? Mas também ainda não há resposta, se sim, se sopas. Entretanto, segue o baile.
Atualizando:  Queixa contra agências de rating: PGR pede parecer à CMVM
Mas o mais irónico (deve haver outro adjetivo mais forte e mais correto) é que o Estado, os bancos e as empresas que querem transformar em lixo, pagam às tais agências de “ratos” 9.000.000 €/ano! ISTO É SURREALISMO!
E agora vem os crentes e defensores do Mercado, chorar lágrimas de crocodilo!
O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, considera “imoral e insultuosa” a descida do rating de Portugal pela agência de notação financeira Moody’s, salientando que as autoridades europeias devem reagir a este “ataque”, porque ofende por igual a “União Europeia, a Comissão Europeia e os Estados Membros, e também o FMI, que deram o seu aval ao acordo que agora começou a ser implementado”.
O economista João Duque sublinhou, que “o mercado estava a reconhecer algum efeito das medidas do Governo e a Moody’s vem contrariar o próprio mercado”.
Por sua vez Luís Mira Amaral, antigo ministro do PSD e presidente do BIC, classificou a decisão da Moody's de "infeliz e terrorista".
A deputada do PS, Maria de Belém, acusou as agências de rating de estarem ao serviço de empresas que querem lucrar com as próximas privatizações em Portugal, fazendo cair o valor das empresas.
O presidente da Unicer, António Pires de Lima, afirmou hoje que as agências de rating "insistem" em descer a notação de Portugal "ao mesmo ritmo que os governos decidem aumentar os impostos", considerando "um momento conturbado" para o País.
O economista Luís Cabral declarou-se hoje "surpreendido" com o momento em que a Moody's decidiu a baixa da notação da dívida soberana portuguesa, especialmente por ocorrer num momento em que de Portugal têm saído "boas notícias".
O vice-presidente da Companhia Portuguesa de Rating, Poças Esteves, considera "surpreendente" e "preocupante" a decisão da Moody's de cortar o rating de Portugal, mas diz que o impacto pode ser desvalorizado se não for acompanhado por outras agências de 'rating'.
O professor de economia, Braga de Macedo, defendeu hoje que a resposta à decisão da agência de notação Moody's de baixar o rating da dívida de Portugal para lixo é “fazer mais e melhor” e “as medidas aprovadas pelo Governo vão nesse sentido”.
Então estes senhores, mais a lista que vai aumentando, não sabem com quem estão a lidar? Não usam a mesma cartilha? Não lhes conhecem a doutrina? Andaram a ajudar à missa e foram-se pondo a jeito… Agora, quem paga? O POVO, “meus”!
Quem lhes desse mesmo um murro no estômago…

2 comentários:

  1. Olha, só agora é que cherne fugitivo acordou! Queres ver que ele tomava Zolpidem e não se apercebia de nada de tanto dormir? E os ladrobanqueiros? Esses andam mesmo mocados...Descobriram agora e estão amuados.
    E o povo pá? O povo já descobriu há muito que lhe vão ao bolso para pagar dívidas que não contraiu. Vão-se catar!

    ResponderEliminar
  2. maria
    Calma que o Durão não é mole, é molusco...
    Eles é que estão a cavar a nossa sepultura, mas ainda vão servir de esterco para adubar o futuro. Os outros, os que ganham muito e trabalham muito, estão com medo que descubram que não há notas no banco, só cartões dourados. Por um lado foi giro ver os "ratos" a morder nos cascos desses intocáveis. Reagiram em coro, que até pareciam o Coro de Sto. Amaro de Oeiras, que é onde os rebentos dos ditos se treinam...

    ResponderEliminar