(per)Seguidores

sábado, 9 de julho de 2011

O prometido é DE VIDA!

Os países lusófonos têm registado progressos nas áreas da educação e da saúde. Os dados foram revelados, no relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 2011, divulgados pela ONU.
"Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) já ajudaram a retirar milhões de pessoas da pobreza, a salvar as vidas de inúmeras crianças e a assegurar que elas possam ir à escola", diz Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, no relatório de 2011 sobre os ODM.
Este relatório refere que Moçambique e São Tomé e Príncipe tiveram progressos na Educação e Igualdade de Género. Em Timor-Leste, as melhorias são na área da Saúde. São Tomé e Príncipe está no grupo de 7 países africanos que estão "próximos de alcançar o objectivo de educação primária universal" o que, no relatório, é apontado como o sinal de que "alguns dos países mais pobres deram os maiores passos na Educação".
No relatório acrescenta-se que:
- O Mundo está no "caminho para alcançar a meta de redução da pobreza" e até 2015, a taxa de pobreza global deve diminuir até alcançar os 15%;
- O número de mortes de crianças com menos de 5 anos sofreu uma diminuição, de 12,4 milhões em 1990 para 8,1 milhões em 2009;
- As infecções pelo vírus da SIDA também têm diminuído: de 2007 para 2009 registou-se uma queda de 21%;
- O acesso a fontes de água potável tem aumentado e, entre 1990 e 2008, mais 1.100.000.000 de pessoas em áreas urbanas e 723.000.000 em áreas rurais conseguiram esse acesso.
O secretário-geral da ONU considera que é necessário, a partir deste momento e até 2015, "assegurar que as promessas feitas sejam promessas mantidas. Os líderes mundiais devem mostrar não apenas que se importam, mas que têm a coragem e a convicção para agir".
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio criados na Cimeira do Milénio das Nações Unidas em Setembro de 2000 têm como meta temporal 2015.
Para nós, que estamos inseridos e vamos fazendo alguma coisa pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta por 8 países, é satisfatório que se tenham registado progressos nas áreas da educação e da saúde, mas é com pena que esse registo seja apenas em 2 dos 8 ODM e apenas 3 desses países, mas pelo acompanhamento que tenho feito aqui, devem faltar outros indicadores, em outros ODM, pois no Brasil a redução da pobreza foi dos que teve maior êxito a nível mundial. Para todos os efeitos, não vale a pena embandeirar em arco…  
A nível mundial, não deixa de ser uma desilusão, que se tenha obtido relativo sucesso, apenas em 4 dos 8 ODM e que apesar de terem fixado a meta temporal em 2015, já se saiba que tal não vai acontecer nessa data, por causa da CRISE, mas não só…
E o não só… quer dizer que os líderes mundiais, para além de não mostrarem que se importam com as “pragas”, mostram também que não têm a coragem bastante e a convicção suficiente para agir, a não ser com as guerras que fazem e apoiam, reduzindo o número das pessoas e em consequências os valores para as estatísticas.
É chato dizer sempre estas coisas, mas também é chato que estas coisas estejam sempre a acontecer… e quem quiser notícias mais animadoras, basta ligar a TV.
Imagem - por Tuválkin

2 comentários:

  1. Parecemos uns grandes chatos, militantes "do contra". Frequentemente me pergunto se sou pessimista, demasiado exigente, ou se vejo as coisas ao contrário. Quem me dera ser capaz de usar "óculos cor-de-rosa"!

    ResponderEliminar
  2. Elisabete
    Para a sossegar, quero-lhe dizer, o que já li algures, dito por não sei quem que:
    "Um pessimista, é um otimista esclarecido."
    Chega? Concorda? Eu sim.

    ResponderEliminar