(per)Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

No Canto Lírico, “santa da terra fez milagre”!

Raquel Camarinha
Raquel Camarinha foi considerada como a melhor jovem cantora lírica portuguesa da actualidade ao obter o 1º prémio de voz feminina no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi de 2011, arrecadando também o Prémio Ana Lagoa, para a melhor interpretação de Ária de Ópera.
A estudar em França, onde concluiu o Mestrado em Canto no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris com “Mention Très Bien”, Raquel Camarinha atribuiu bastante significado a este prémio pois reconhece tratar-se de “um importante concurso a nível nacional que confere visibilidade aos premiados que, de outra forma, não era possível”, acrescentando que participar no concurso e ser distinguida com o primeiro prémio também a fez sentir-se ligada ao seu país.
Tenho feito aqui o acompanhamento do percurso da Raquel Camarinha e esta é a oitava referência, por ligações pessoais, que remontam a 2004, em que foi homenageada pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim como a melhor aluna do concelho no Ensino Secundário e em que me coube a honra de a apresentar, mas sobretudo porque lhe adivinhei o talento que transbordava aquando da primeira vez em que a ouvi.
E já aqui registei que era uma jovem soprano em ascensão, uma voz maviosa e uma intérprete excepcional, parâmetros já reconhecidos em França e agora confirmados com os dois prémios obtidos.
E também disse aqui e repito, que a Raquel é muito boa gente e é solidária quando é preciso…
Provavelmente a Raquel já não se lembrará, mas em 2004, deixei-lhe este lema de vida de Nadia Boulanger, que ela já o seguia e de que fez prova: "Vencer não é nada, se não se teve muito trabalho; fracassar não é nada se se fez o melhor possível."
Raquel, simplesmente, Parabéns!

Canto Luisa Todi - Atuação de Raquel Camarinha


2 comentários: