(per)Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A SOLIDARIEDADE é coisa bonita e tem VALOR!

Produtos retirados do mercado para agricultores receberem ajudas europeias
“Esta crise nos hortícolas pode ser uma oportunidade para as pessoas mais desfavorecidas”, afirmou José Canha, director executivo da Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores-Portugal Fresh, que alertou que as instituições sociais podem beneficiar, de forma gratuita, dos legumes nacionais que estão a ser retirados do mercado, uma estratégia que visa apoiar financeiramente os horticultores que queiram beneficiar do pacote de ajudas anunciado pela União Europeia.
O responsável adiantou que, desde segunda-feira, estão a ser desviados do mercado 600 toneladas de produtos nacionais “de óptima qualidade”
Os produtos podem também ter como destino o aterro ou a alimentação animal, caso não sejam aproveitados para a alimentação humana, até ao dia 30, data que coincide com a retirada permanente de legumes do mercado.
Quando se lê, que a “crise” das hortícolas pode ser uma oportunidade para combater a pobreza e de que as instituições sociais podem beneficiar, de forma “gratuita”, dá vontade de pedir aos deuses que nos beneficiem com mais flagelos destes, porque, sempre, “há males que vem por bem”… Que venham!
Mas quando se lê, que esta estratégia visa apoiar financeiramente os horticultores que queiram beneficiar das ajudas anunciadas pela UE, começamos a perder a fé nos tais deuses e nas “boas intenções de que o inferno está cheio”... Ora bolas!
Entretanto, quando se lê, que estes produtos nacionais que estão a ser desviados do mercado são de ótima qualidade, ficamos perplexos! Então os produtos são ótimos e estão a dá-los aos pobres? Mas isto afinal é SOLIDARIEDADE, daquela à portuguesa e que tanto se enaltece… Obrigado!
Mas quando se lê que estes produtos, se não forem para a alimentação humana podem ter como destino o lixo, ou a alimentação animal, desconfiamos que a SOLIDARIEDADE afinal é uma treta e o que está em causa é a condição para se receber o VALOR da indemnização da UE (que teria que ser desembolsada pela Alemanha)... Ora bolas!
Que dessem, tudo bem! Agora anunciar a dádiva e querer sublimar o ato, por amor dos deuses!
A isto é que se chama “dar hortícolas a porcos”… e já bastava ser-se pobre!
SÓLIDA.REALIDADE!
Solidariedade - Rubem Alves
“A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora, ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos. Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida. A solidariedade é uma entidade do mundo interior. Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz. A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…(…) Não se pode ordenar: “Seja solidário!” A solidariedade acontece como um simples transbordamento: as fontes transbordam… ”

2 comentários:

  1. Somos nós que somos burros ou foi a Europa que se transformou... olhe, Miguel, nem sei em quê. Não há nome para este desnorte.

    ResponderEliminar
  2. Elisabete
    Somos nós que somos burros e foi a Europa que se transformou...
    Aproveitando S. João, direi:

    Não há nome p'ró desnorte,
    Nem sei mais o que lhe diga.
    Só sei que a nossa sorte
    Tem a ver com a barriga!

    ResponderEliminar