(per)Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Estes são os candidatos que eu posso escolher

Cabeças de lista (5) pelo
Distrito do Porto
Ao contrário do que nos fazem crer, partidos e media, as eleições legislativas são realizadas por Distritos Eleitorais, com os respetivos candidatos e são esses que nós elegemos, quando vamos votar. Quem pensa que ao votar no Distrito do Porto, como é o caso, vai votar diretamente nos maiorais dos partidos está redondamente enganado. Não é assim?
No fim de tudo, Distrito a Distrito, há uns votos (bastantes) que vão para o lixo (não os brancos, ou nulos), os que sobram depois das contas feitas, devido ao método de Hont, que se fossem validados por outro método, alterariam o resultado final.
O resto vem por acréscimo, depois dos tais descontos…
Nota – Eu sei que há mais partidos a concorrer, mas… até eu estou a ficar pragmático, mais pelo trabalho do que pelo desrespeito.

4 comentários:

  1. Sei em quem não votar...O problema é em quem votar...

    ResponderEliminar
  2. Se aqueles em não nos repugna votar se tivessem coligado, era bem mais fácil... E não se perderiam tantos votos. Mas até já nem sei nada. Alguém vai governar? Ou vão apenas executar o que nos é imposto pelo poder do grande capital?

    ResponderEliminar
  3. Elisabete
    Esse foi um problema para nós e a solução para outros. A abertura a acordos seria obrigatória... agora ficamos com um trilema.
    Quanto ao governar, tenho dúvidas. Se o PPC ganhar, o próprio partido não lhe dá mais de 6 meses, até porque quando lerem o "acordo", vão-se assustar e agora nem se podem comer tomates...
    2ª feira, estamos fritos e os vencedores à rasca...

    ResponderEliminar