(per)Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Não é preciso ser bruxo, basta não ser burro!

Mais problemas para o clube do euro. A uma Grécia que ainda não sabe se vai receber a nova tranche de ajuda do FMI - o que poderá representar a entrada em incumprimento - junta-se uma Irlanda que pode vir a precisar de mais dinheiro dos parceiros da eurolândia.
Carago! É preciso ser economista, ou bruxo para “adivinhar” o que nos espera com a “ajuda” da troika? Usando a mesma lógica da banca, que diz num anúncio: “Se o seu banco corta, corte com o seu banco!” Só que para os países a concorrência na área dos empréstimos é fraca: FMI, BCE, ou Mercado. Venha o diabo e escolha!
Haverá algum político português, que tenha a coragem de obrigar os seus compatriotas a passar por este calvário e a procissão ainda está no adro?
Isto já não tem nada a ver com dívida, economia, ou finanças, isto é uma contrafação da democracia…
"Os líderes europeus estão a negociar um acordo que deverá conduzir a uma intervenção externa sem precedentes na economia grega", escreve hoje o Financial Times.
O novo plano inclui o envolvimento internacional na cobrança de impostos na Grécia e na privatização de activos do Estado helénico, em troca de novos empréstimos a Atenas.
Isto já não tem nada a ver com dívida, economia, ou finanças, isto é um assalto à soberania dos Estados, isto é uma cobrança dos homens de fraque aos fracos…
Imagine-se o desplante de a troika cobrar os impostos gregos e meter o dinheiro ao saco, para abate dos impostos da dívida e vender aos privados (a custo da uva mijona) o que é do Estado grego e meter o dinheiro ao saco, para abate dos impostos da dívida… E a DÍVIDA? Quando ficará paga?
Transporte-se o cenário para a Irlanda e depois para Portugal e a tragédia grega será exportada, sem proventos…
Repetindo-me, com a inconsciência que a dignidade me obriga, se isto é a zona Euro, eu quero sair, se isto é a Europa, não quero ficar, se isto é democracia, vou pensar…
Saídas? Parece que há, sem ser aquela com que nos querem algemar!

2 comentários:

  1. Isto é a maior pouca vergonha que já vi.
    Estou consigo, Miguel: "se isto é a zona Euro, eu quero sair, se isto é a Europa, não quero ficar, se isto é democracia, vou pensar…"

    ResponderEliminar
  2. Elisabete
    Isto é mesmo como se diz: Quanto mais se baixa...
    E vai piorar, mas só quando os credores sacarem o que a Grécia lhes deve. Depois a Grécia vai ser expulsa, por mau comportamento e fica com orelhas de burro...
    A única chance, para "mal" dos gregos e que pode baixar a tensão e o abuso, é mesmo eles não pagarem e os bancos alemães e outros, vem por aí abaixo e lá se vai o euro e o abuso...

    ResponderEliminar