(per)Seguidores

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Contra o PISA, a PRATA portuguesa da Filosofia…

Um aluno português conquistou uma medalha de prata na 19.ª Olimpíada Internacional da Filosofia, em Viena, onde concorreu por iniciativa própria, contando apenas com o apoio de um professor, já que a prova não se realiza em Portugal.
José Gusmão Rodrigues é aluno do 12.º ano na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, mas frequenta já algumas cadeiras de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa por ter revelado, desde os 13 anos, uma aptidão "excecional" para a filosofia, contou o professor Domingos Diogo Correia, que o acompanhou a Viena.
Foi o próprio aluno que, ao ter conhecimento das Olimpíadas de Filosofia, "se pôs a pesquisar na Internet" e conseguiu autorização para, com o professor de há dois anos, constituir uma delegação nacional e apresentar-se em prova, revelou o docente.
A notícia é curta, mas parece que tem alguns pontos interessantes, no que ao Ensino/Educação diz respeito.
Mesmo com o PISA a impor paradigmas anquilosados, há quem teimosamente organize a 19.ª Olimpíada Internacional da Filosofia, dando importância a uma disciplina desprezada pelos projetos curriculares e com a arrogância de competir com as Olimpíadas da Matemática. É preciso coragem, porque NÃO VAI SER A PENSAR, que vamos sair da crise. Ou será? Ou será a única via?
Claro que haverá uns picuinhas que dirão que só ficou em 2º lugar (do mundo)... E outros haverá (como eu), que sublinharão que andando no 12.º ano e frequentando já cadeiras de Filosofia numa Faculdade, torna-se mais fácil, mas só se se viver numa cidade onde haja, como é o caso de  Lisboa, retirando igual oportunidade a quem mora longe das Universidades…
Não deixa de ser estranho considerar-se que o aluno tenha uma aptidão “excecional" para a filosofia, quando se devia dizer, que o aluno tem uma capacidade inata, geral e única, ou mais paradigmaticamente, uma inteligência linguística, uma inteligência lógico-matemática e uma inteligência intrapessoal, que lhe permite uma performance maior nesta área de atuação. Estou a falar de Inteligências Múltiplas, matéria que não vou explanar, porque já o fiz noutros lugares e porque a manipulação institucional dos conceitos sobre Educação e (da Bolsa dos) Currículos, ou a desconhecem, ou a escondem.
E também não foi por impulso, que o próprio aluno participou por iniciativa própria, conseguiu autorização para ser acompanhado pelo seu professor e se constituíram numa delegação nacional, mas pela inteligência interpessoal.
Mas o que interessa é apresentar mais um exemplo de competência e iniciativa de um portuguesinho, que deveria servir de exemplo para os nossos governantes, que neste caso até se portaram mal, deixando o jovem ganhar a prata à sua custa…
Parabéns ao José Gusmão Rodrigues e ao seu professor Domingos Correia, porque não bastam as inteligências inatas, sem um bom “treinador” que as desenvolva…

4 comentários:

  1. Fico feliz, muito feliz, com esta notícia.
    Assim, penso que ainda haverá salvação.
    O estudo da Filosofia é importantíssimo, qualquer que seja o curso, qualquer que seja a profissão que se escolha.
    Se os nossos governantes percebessem isso... Mas, coitados!, não passam de pacóvios "deslumbrados" com a sua própria ignorância.

    ResponderEliminar
  2. Elisabete
    Não deixo nunca de postar tudo que diga respeito ao sucesso, lá fora, dos portugueses, desconhecidos e que fazem muito mais do que os mais conhecidos (por não fazerem nada)... Para ELES a matemática chega para sairmos da crise e sermos felizes...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Elisabete quando diz que a filosofia é importante para qualquer curso. Se os nossos sucessivos governantes dessem mais atenção às Humanidades e não se concentrassem só nas matemáticas e tecnologias talvez tivessemos hoje uma sociedade mais bem preparada, capaz de pensar por si própria em vez de andar a reboque de políticos incultos e mafiosos.

    ResponderEliminar
  4. maria
    Sem me querer gabar, eu que tive essa formação, mais a artística (andei no seminário) sinto isso mesmo e sou como sou por isso mesmo. E também sei matemática...

    ResponderEliminar