(per)Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Afinal havia outro! Troikaram-nos (mais uma vez)!

Memorando da troika: afinal, há duas versões
Afinal há dois textos diferentes do acordo do Governo com a troika (FMI, BCE e CE).
A primeira versão de 3 de maio, assinado pelo Executivo e que foi garantido, através de cartas enviadas à missão técnica, pelo PSD e pelo CDS, caso ganhem as eleições de 5 de Junho.
Um segundo texto, refeito por Bruxelas e assinado pela República portuguesa e pela Comissão Europeia, em 17 de maio, que inclui diferenças de prazos e de conteúdos.
Para os signatários, PSD e CDS, nem é mau. Se ganharem, cumprem a 1ª versão, se perderem nem estão obrigados com a 1ª, nem com a 2ª versão. Bestial…
Embora pense que assinar dois contratos diferentes tem uma classificação criminal, bem vistas as coisas, os partidos que assinaram a primeira versão, só são obrigados a cumprir os compromissos aí assumidos, mas também só o serão se ganharem as eleições.
Seria normal que o Governo, após a assinatura final, informasse o País das alterações. Limitou-se a colocar, tardiamente, o texto na internet. Costuma dizer-se que o Diabo está nos detalhes, e o Governo não se mostrou muito interessado em discutir à lupa o assunto com os cidadãos. E, num país onde reina o amadorismo, o Executivo aproveitou a ingenuidade dos partidos da oposição e até o alheamento de outros órgãos de soberania.
Enquanto na televisão duvidava da redução da Taxa Social Única (TSU), o seu governo antecipava o plano de cortes para Julho, mas no acordo acelera o corte nas indemnizações e aceita o aumento dos custos com a Saúde.
Realmente há detalhes que sustentam uma estrutura, às vezes uns simples parafusos, que no caso parece que faltam a muita gente. E se o Executivo aproveitou a ingenuidade(?) e a incompetência dos partidos da oposição e de outros órgãos de soberania (até do PR), os senhores da troika e as instituições que representavam, não lhe ficou atrás, demonstrando a mesma má-fé, agravada pela prepotência do credor agiota e de mau caráter. Se nós não somos sérios, eles tinham que o ser…
E a alteração do calendário, que antecipa alguns cortes para Julho, como a tão discutida TSU (Taxa Social Única), o corte nas indemnizações para os despedimentos e o aumento dos custos na Saúde, para os utentes, é uma sacanice de “coisas pequenas”, porque o acordo com a troika até já está a ser executada em outras matérias…
Marcelo Rebelo de Sousa diz que há mudanças de calendário importantes entre os 2 textos do acordo com a 'troika': "Temos alterações de conteúdo, mas sobretudo mudanças de calendário e que são importantes, porque antecipam. E não são medidas irrelevantes, mas pesadas, como as taxas moderadoras", afirmou.
No entanto, MRS considera que estas alterações não são irrelevantes, são até pesadas, exatamente porque as antecipam no tempo e toda a gente sabe, que “TEMPO É DINHEIRO”…
Os portugueses vão pagar mais pelos cuidados de saúde já a partir de Setembro, de acordo com a revisão do acordo inicial com a 'troika', mas não só. O novo Governo tem de apresentar mais cedo os cortes nos subsídios de transporte e a descida da TSU.
E continuando com o rol de medidas antecipadas, que ainda ninguém completou, por agora sabe-se que serão nas áreas da saúde, nas indemnizações nos despedimentos, nos subsídios de transporte e na descida da TSU (que arrastará outras malfeitorias), mas provavelmente serão mais…
Só nos aparece gente que parece séria, só para nos troikar!
E diziam-nos que eram técnicos, mas uns eram filhos da política!

4 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    MIGUEL

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar
  2. José Ramon
    Gracias por su visita, por el poema, por "mi belo blog", por el ramillete e por me (per)seguires. Yo ha hecho el mismo, seguindo tus blogs y hacendo parte de mis glogs.
    Hasta siempre, todos los dias...

    ResponderEliminar
  3. Pior que haver uma, duas, três ou vinte versões diferentes, Miguel, é não se falar sequer naquela que se conhecia.

    Repara que as pessoas vão para as eleições sem saber no que vão votar. O facto de haver mais uma versão desconhecida só revela na falcatrua e mentira que vão ser estas eleições. Já o foram pela maneira como se chegou a elas, a campanha apenas comprova isto.

    Desgraçados dos que não pensarem duas vezes antes de porem o boletim na urna...

    ResponderEliminar
  4. Elenáro
    Que o Povão não tenha lido (nem tem interesse), o grave é que nem os partidos e o PR o fizeram...
    A resposta quanto às consequências destas eleições, está precisa na ilustração do post...

    ResponderEliminar