(per)Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Correram o Mubarak e o Ben Ali e vão por lá o FMI?

As Primaveras
Os líderes do G8 prometeram, em Deauville, França, disponibilizar 20 mil milhões de dólares para o processo de reformas democráticas no Egipto e na Tunísia.
Em comunicado afirmam que “as mudanças em andamento no Médio Oriente e Norte da África são históricas e têm o potencial de abrir as portas para as transformações que ocorreram no Centro e no Leste da Europa” depois da queda do Muro de Berlim e acrescentam que “apoiamos fortemente as aspirações da Primavera Árabe e saudamos a decisão das autoridades egípcias de pedir assistência ao FMI e aos bancos multilaterais de desenvolvimento e o pedido da Tunísia por uma política de empréstimos conjunta e coordenada”.
Os bancos multilaterais de desenvolvimento vão disponibilizar 20 mil milhões de dólares, incluindo 3,5 mil milhões de euros do Banco de Investimento Europeu, para apoiar o Egipto e Tunísia nos esforços das reformas entre 2011-2013.
Os líderes do G8 também manifestaram a intenção de melhorar a segurança nuclear mundial.
O primeiro-ministro japonês garantiu que “a central nuclear de Fukushima está a ser gradualmente estabilizada” e os líderes do G8 decidiram levar a cabo “provas de segurança periódicas e intensivas de todas as centrais nucleares”, explicou Angela Markel, manifestando a sua satisfação “com este avanço inegável”. A Rússia expressou confiança num acordo sobre segurança nuclear porque “não há outra alternativa”.
É no mínimo curioso, mas incoerente, que estes líderes apoiem as aspirações da “Primavera Árabe” (e nós também) e não apoiem a “Primavera Europeia” (que nós apoiamos e em que participamos), já que ambos os movimentos contestam o status quo político e as condições de vida das gerações jovens (e não só).
De complexa compreensão (para nós) é a anunciada satisfação desses líderes com a decisão das autoridades egípcias e tunisinas pedirem assistência ao FMI e a bancos multilaterais, porque os efeitos de tais “ajudas” estamos a vê-as e vamos sofrê-las. Coitados dos primaveris….
E são logo 20 mil milhões de dólares, com 3,5 mil milhões de euros do Banco de Investimento Europeu, que sendo menos do que nos “concederam”, tem a garantia de receberem em petróleo, sem necessidade de medidas de austeridade (já as tinham), nem privatizações (tem privações) e no fundo, no fundo, até aumennnnnnnnnnntam o mercado…
Mas, lá como cá, o povo é que paga, se “os cabeças” não tem juízo…
Finalmente que 8 dos maiorais pensam melhorar a segurança nuclear mundial, mas apenas com provas de segurança periódicas e intensivas de TODAS as centrais nucleares e até a Sra. Merkel ficou contente com tal avanço e a Rússia considerou que não há outra alternativa…
Custou a perceberem a gravidade do que era nuclear e foi preciso acontecerem alguns males, para se pensar no bem.

2 comentários:

  1. Miguel,

    Os paises ricos estao sem dinheiro. Estao todos afogados nas dividas que eles proprios criaram. Como nao estao a conseguir pagar a divida, alguem precisa de pagar por eles. Por isso emprestam a tudo e todos na esperança de se conseguirem salvar com o dinheiro dos outros convertido em juros.

    Isto e uma palhaçada que vai custar muito caro. Pena que ande toda a gente a dormir.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Parece que já há mais um no grupo, embora a Espanha esteja a retardar:
    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1866229

    ResponderEliminar