(per)Seguidores

domingo, 29 de maio de 2011

Ganhamos estatuto: Financiamos o terrorismo!

Os 4 ex-cavaleiros "anti-terrorismo"
A diretora da Unidade de Informação Financeira (UIF), Sílvia Pedrosa, revelou que a Polícia Judiciária (PJ) recebeu no 1.º trimestre deste ano "2.549  comunicações, de que resultaram 43 suspeitas confirmadas e originaram 2.665.495 euros de suspensões propostas" referentes a branqueamento e criminalidade financeira relacionada com tráfico de droga e financiamento do terrorismo e explicou que as "entidades financeiras comunicam à PJ qualquer suspeita", e que "Portugal tem sistemas de alerta e prevenção a funcionar" em colaboração com várias entidades, desde 2002.
A diretora daquela da Unidade recorda que "não existe segredo bancário para as comunicações de operações suspeitas de branqueamento ou de financiamento do terrorismo" e que "toda a lavagem de dinheiro proveniente da criminalidade grave está prevista na lei", além de que "existe regulação bancária forte".
Em 2010, foram confirmadas 240 suspeitas, no valor de 20,6 milhões de euros, enquanto em 2009 tinham sido confirmadas 188 no valor de 14,2 milhões, acrescentou.
Bem que lá de fora se dizia há dias que o branqueamento de dinheiro em Portugal lavava mais branco. Só num trimestre, 2.549  comunicações de branqueamento e criminalidade financeira para a droga e o terrorismo! Fico um pouco confuso, não com o branqueamento, porque sempre fomos uma “Aldeia da Roupa Branca”, não com a droga, porque a nossa vida sempre o foi e mais será, mas com o terrorismo? Só podem ser estrangeiros a tentar denegrir ainda mais a nossa imagem, até porque nós somos uns gajos porreiros e o povo é sereno, a não ser que ainda se estejam a referir ao apoio de Durão Barroso à Guerra do Iraque…
E mais, onde se veem sinais exteriores de riqueza, ou casos pendentes na justiça sobre tais crimes?
Mas também podemos ficar sossegados, porque pelos vistos, Portugal tem sistemas de alerta e prevenção a funcionar, como se tem constatado, porque para estes crimes não existe segredo bancário e são logo espiolhados e porque além de tudo, existe uma regulação bancária forte, que não deixa escapar nada! Só é pena que os apanhados nas malhas das redes demorem tanto tempo a serem inocentados, que até ficam velhos, quando não adoecem e por essas razões são deslocados das cadeias para o “lar, doce lar” de cada um…
Assim de repente, os nomes: Portucale, Operação Furacão, BPN, Face Oculta, BPP, Freeport, TagusPark, são a prova de que a coisa está dominada e se às vezes acontece mais um ou outro caso, é como se fosse uma “simulação”, para exercitar os meios…
Só falta saber, e nestas coisas as estatísticas são estúpidas, por exemplo, se em 2010 as 240 suspeitas que foram confirmadas, são sobre 240 pessoas, ou se meia dúzia de artistas é que praticaram os 240 crimes…
Se em Portugal 20 pessoas administram 1.000 empresas diferentes, tudo é possível e credível.
Para maior sossego, estes crimes tem vindo a aumentar, mas não são (fisicamente) violentos e se aumentarem daqui para a frente, durmamos descansados…

2 comentários: