(per)Seguidores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Se ainda for a tempo pode ajudar a equipa do Bítor Vento…

É tímido? Tem pouca experiência profissional? Não entre em pânico. A Ray Human Capital, explica como sobreviver a uma dinâmica de grupo.
Francisco Sanchez
A dinâmica de grupo surge como uma fase crucial do processo de seleção, sendo fundamental para um candidato deixar uma impressão positiva, para que lhe possa ser dada a oportunidade de continuar no processo.
Independentemente da boa média conseguida ao longo do curso, ou dos bons resultados nas fases anteriores (ex: Testes psicotécnicos), esta fase deve ser encarada como crucial no processo de R&S exigindo assim do candidato investimento e concentração máxima.
Seguem-se algumas dicas para que possa ter sucesso numa na próxima dinâmica de grupo:
1. Acordou cedo? Fez 300 km para estar presente? Participe
Participar é a palavra de ordem! Lembre-se que se não falar ninguém vai poder concluir sobre si. Se é uma pessoa com um perfil mais reservado e tímido tente acompanhar os temas mais importantes e contribua com qualidade! Faça um esforço!
2. Venda-se... com inteligência
Não tente passar uma imagem daquilo que não é! Interaja na altura certa e com sentido. Lembre-se que é importante sobressair. Não se sobreponha aos restantes elementos de uma forma desajustada e que acabará por ser penalizadora
3. Não tem experiência profissional? Aproveite a experiência pessoal...
Sente que no grupo é daqueles que não tem nenhuma experiência profissional e que isso o está a penalizar? O recrutador não deve avaliar a aspetos técnicos da discussão, pelo que a sua experiência a nível pessoal deve contribuir para se expor de forma positiva. Ganhe confiança. Lembre-se da forma como liderou um grupo de trabalho académico, como teve de se adaptar quando mudou de cidade ou foi para o Erasmus, nos desportos coletivos que praticou, etc.
4. Palavra certa no tempo certo
Uma boa capacidade de comunicação é meio caminho andado para o sucesso. Transmita confiança, pense de forma construtiva e passe a mensagem de forma clara e segura. Evite gírias e erros gramaticais!
5. Não é preciso ser modelo mas...
Tenha algum cuidado com a roupa que veste e a aparência que tem. Pesquise sobre a empresa e procure saber qual o estilo mais apropriado para aquele tipo de sector.
6. Confie nas suas capacidades
Autoconfiança é a chave do sucesso. Confie em si e nas suas capacidades! Procure controlar sinais de ansiedade e apresente uma postura calma e segura!
Provavelmente a equipa de “bombeiros” escolhida para o BES teve um critério mais ou menos científico, mas à cautela, se assim não aconteceu, aqui ficam uma dicas para remediar a falha e cada um dos novos “salvadores” terá que as interiorizar para se destacar nos próximos tempos…
Como se diz, a falta de experiência profissional não é importante, por isso, bom trabalho e melhor vencimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário