(per)Seguidores

segunda-feira, 5 de maio de 2014

“Iminências”, embora “ilegíveis”, “acendem” a ser “prefeitos”…

As palavras parónimas têm significantes e significados diferentes, mas aproximam-se fónica e graficamente, dando lugar a algumas confusões.
Lúcia Vaz Pedro
São várias as palavras parónimas.
Assim, por exemplo, as palavras "ilegível" e "elegível" são distintas, sendo que a primeira significa "indecifrável, que não se consegue ler", e a segunda que "pode ser eleito, eletivo": "a tua caligrafia é ilegível"; "aquele candidato é elegível com a maioria absoluta".
O adjetivo "emergente" significa "que surge, que se manifesta", enquanto "imergente" significa "que mergulha, que afunda": "o Brasil é um país com uma economia emergente"; "aquele barco imergente estava abandonado".
As palavras "emigrante" e "imigrante" também se confundem. O "emigrante" é aquele que saí da sua terra natal e o "imigrante" é aquele que é recebido no país para o qual emigrou. Por isso dizemos: "os emigrantes portugueses procuram melhores condições de vida fora de Portugal", "o nosso país recebeu muitos imigrantes dos países do Leste".
"Eminência" provém do latim "eminentia" e significa "qualidade do que é eminente, elevação, superioridade moral, título que se dá aos cardeais". Serve de exemplo a seguinte frase: "sua eminência, o cardeal de Lisboa, esteve presente na cerimónia". No entanto, "iminência" provém do latim "imminentia" e significa "qualidade do que está iminente, do que está prestes a acontecer": "na iminência de uma derrocada, os moradores do prédio foram evacuados".
As palavras "perfeito" e "prefeito" são, igualmente, parónimas. Assim, "perfeito", com o prefixo "per-", significa "completo, acabado, bem feito" - "o retrato está perfeito". A palavra com o prefixo "pre-" ("prefeito") é um nome que designa um cargo administrativo ou educacional - "o prefeito nomeou um secretário".
Palavras parónimas (II)
Para além das palavras parónimas referidas acima, há ainda outras que, muitas vezes, são confundidas.
Assim, por exemplo, a palavra "remuneração", respeitante a "pagamento, salário, ordenado, prémio ou compensação", pode confundir-se com "renumeração" ("tornar a numerar ou a escrever os números"): "ele recebe uma grande remuneração todos os meses"; "é preciso fazer uma renumeração destas páginas".
A palavra "cumprimento" é, muitas vezes, confundida com "comprimento". Porém, a primeira pode significar o ato de cumprir (cumprimento de uma promessa) ou saudação: "o aperto de mão é um cumprimento". O verbo cumprimentar designa a "ação de saudar alguém, de dirigir um cumprimento". A palavra "comprimento" aponta para uma relação de medida e significa tamanho ou extensão: "a cama tem 2 metros de comprimento".
As palavras "descrição" e "discrição" são parecidas na grafia e na fonética; no entanto, a primeira diz respeito ao "ato ou efeito de descrever" e a segunda é sinónima de "sobriedade, modéstia, comedimento, recato". Veja-se os seguintes exemplos: "ele fez uma descrição pormenorizada da paisagem"; "é necessário agir com discrição".
As palavras "acender" e "ascender" também são parónimas. De facto, são parecidas, mas têm significados diferentes e "acender" significa "pôr fogo", enquanto "ascender" é sinónimo de "subir, elevar-se".
"Informar" e "enformar" também devem ser distinguidas quanto ao seu sentido. Efetivamente, "informar" quer dizer "dar informação, esclarecer" e "enformar", "dar forma a, meter na forma" - "é preciso informar os utentes deste serviço"; "deve-se enformar a massa do bolo".

Sem comentários:

Enviar um comentário