(per)Seguidores

quarta-feira, 8 de maio de 2013

E os “espertos” serão de centro-esquerda?

Um controverso estudo canadiano que compreende dados copilados ao longo de 50 anos, afirma que as pessoas com visões políticas de direita tendem a ser menos inteligentes do que os de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência, tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.
A investigação foi levada a cabo por académicos da Universidad Brock no Ontário, e para o realizar cruzaram a informação de mais de 15.000 pessoas, comparando o seu nível de inteligência detetado na infância com os seus pensamentos políticos quando adultos.
Entre os dados analisados encontram-se dois estudos realizados no Reino Unido em 1958 e 1970. Neles mediu-se a inteligência de meninos e meninas com idades entre os 10 e os 11 anos. Depois, foram seguidos para conhecer as suas posturas políticas ao cumprir os 33 anos de idade.
Segundo as conclusões da equipa, as pessoas com um nível inferior de inteligência gravitam à volta de pensamentos de direita porque os faz sentir mais seguros, descartando que haja relação com o seu nível educacional, reconhece o diário britânico.
"As habilidades cognitivas são críticas ao formar-se impressões de outras pessoas e ser aberto de mente. Os indivíduos com habilidades cognitivas inferiores gravitam para ideologias sociais conservadoras de direita, que mantêm as coisas como estão, porque lhes dão uma sensação de ordem", afirmam no estudo publicado pelo Journal of Psychological Science.
Claro que não se trata da única conclusão polémica a que chegaram os académicos. Juntando dados de um estudo realizado em 1986 nos Estados Unidos sobre preconceitos contra os homossexuais, descobriram que as personas com baixa inteligência detetada na infância tendiam a desenvolver pensamentos propensos ao racismo e à homofobia.
"As ideologias conservadoras representam um vínculo crítico através do qual a inteligência na Infância pode prever o racismo em adulto. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos pode derivar de quão propensos são os indivíduos com baixas capacidades cognitivas para apoiar com maior força as ideologias conservadoras de direita, devido oferecerem uma sensação de estabilidade e de ordem", acrescentam.
"No entanto, é claro que nem todas as pessoas de pensamento conservador são preconceituosas e que nem todas as pessoas com preconceitos são conservadoras", sentenciou a equipa de investigação.
Sem querer ser provocatório, muito menos facioso, mas tratando-se de um estudo como muitos outros, cada um acreditará nas conclusões, ou mudará de posição…

Sem comentários:

Enviar um comentário