(per)Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2013

O ser humano é rude, medroso, infantil e egoísta…

Muitas são as queixas sobre a convivência social. Elas vão da superficialidade do maquinal cumprimento “tudo bem?” quotidiano ao brutal e, por vezes, frio assassinato, que encobre a realidade da ignorância e do entorpecimento psicológico advindo das drogas. Tais críticas podem surgir através de conversas ou do desabafo publicado nos media, por exemplo. A necessidade de se expressar faz a ocasião. Percebe-se, em alguns casos, boa articulação de ideias e excelente redação para descrever o que se sente acerca do obscuro e eventual prognóstico. Tratar do assunto tornou-se item de primeira necessidade, tendo em vista o dizer respeito à qualidade de vida que se pretende desenvolver e, no caso extremo, da própria sobrevivência, pois não há garantia de salvaguarda para ninguém. No caldeirão das discussões, entre outros pontos, pode-se juntar a enraizada pobreza; a deficiente educação; a ausência do pensamento crítico; a acomodação e o péssimo exemplo dado por certas autoridades.
No entanto, há um fator determinante que não é considerado na análise: as informações genéticas, relacionadas com a aptidão para a sobrevivência do ser humano. Sabe-se hoje que o homem obedece, ainda que inconscientemente, aos mandos do ADN, que sempre lhe assegurou aperfeiçoamento e continuidade através da descendência, e, para tanto, independentemente das questões morais ou religiosas, truques e trapaças, são usados no jogo da vida. É claro que existem aqueles que já atingiram um melhor grau de consciência e possuem a sua bússola moral própria a despeito de qualquer lei existente (falta-lhes muito ainda, vale destacar.) Boa parte das pessoas, contudo, não vê com a mínima clareza tal situação, e torna-se refém dela. Pior: quase todos negam, de boa-fé, porém autoenganadamente, encontrar-se sob os efeitos de tal cegueira. Mais: alegam serem bons e caridosos, sem falar no sofrimento pelo qual passam em virtude da maldade alheia. Não é assim? Infelizmente, enquanto não se abrir os olhos da razão, ainda que cause dor e constrangimentos pessoais, as coisas tendem a permanecer no mesmo lugar.
Logo, por mais que se grite heroicamente aos quatro cantos a dor e o horror percebidos na convivência social, estar-se-á lutando sem as devidas armas pela baixa potência dos argumentos escolhidos. Pouco se avançará sem se levar em conta o facto essencial: o ser humano é substancialmente rude (bastaria observar as relações familiares), medroso e infantil (fará qualquer coisa para se safar do mal-estar, inclusive mentir) e egoísta (até quando se mostra altruísta, pois o que mais pesa é o reconhecimento próprio).
É, pois, pela autoavaliação e aceitação legítima, em si mesmo, do considerável atraso existente, que se alcança a necessária consciência há tempo sufocada pelo autoengano, e, da aflição que se segue, é que se pode agir oportunamente, decidindo-se por qualquer mudança cuja transformação pode levar a novas compreensões e atitudes que observem a evolução e o bem-estar próprio e comunitário.
Armando Correa de Siqueira Neto, Psicólogo, professor e mestre em Liderança pela Unisa Business School. Coautor dos livros Gigantes da Motivação, Gigantes da Liderança e Educação 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário