(per)Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

União Europeia - Prémio Nobel da PAZ - VII

A 10 de dezembro, dia em que o prémio Nobel da Paz foi oficialmente entregue à UE, a imprensa europeia celebrou tanto o reconhecimento pelo que concretizou como um incentivo para o futuro, sem no entanto negar que há motivos para estarmos céticos.
“Viva os eurocratas aborrecidos”, traz em manchete o Gazeta Wyborcza realçando que “a união é a melhor máquina da paz na História”:
Nos últimos 70 anos, os Estados-membros não travaram nenhuma guerra. A paz não tem sabor, cor nem odor. É como o ar. Não conheço ninguém feliz por respirar. Mas custa-nos acreditar que um dia alguém nos negue o acesso ao ar. A UE merece o Nobel da Paz pelo simples facto de que este tipo de pensamento nem sequer nos passa pela cabeça.
“A Europa tornou-se algo de que se está a favor ou contra”, lamentam dois académicos no diário holandês Trouw, porque “o debate político foi muito controlado”. A UE deveria dar aos cidadãos europeus uma verdadeira voz para poder continuar a justificar o prémio Nobel, adianta o diário, acrescentando que a entrega do prémio Nobel da Paz à UE revela algo muito singular sobre o seu passado e pouco sobre o seu futuro. Os cidadãos deveriam poder escolher a Europa que pretendem. A atual votação para o Parlamento Europeu não permite escolher a cor do Governo, um caminho ou líder específico. Apenas quando a constituição do Governo estiver associada à cor do Parlamento é que a voz dos cidadãos poderá ser ouvida na UE, favorecendo um maior debate europeu entre os cidadãos. Só assim a UE merecerá o Nobel da Paz, não apenas pelas ações passadas como pelo que fará no futuro.
“Houve quem criticasse o prémio ter sido atribuído à União Europeia”, observa o Diário de Notícias. “E de facto parece estranho tendo em conta que a tradição tem recaído sobre figuras como madre Teresa de Calcutá ou Nelson Mandela e, noutros casos, em instituições como a Cruz Vermelha e a UNICEF”. No entanto, o diário acrescenta:
Se olharmos para o espaço de paz em que a Europa Ocidental se tornou desde o início do projeto europeu então talvez se perceba a escolha do comité norueguês. Afinal, ao fazer-se França e Alemanha estarem juntas na fundação da Comunidade Económica Europeia garantiu-se que os mal-entendidos que levaram às guerras mundiais se tornavam bem mais difíceis de repetir. Por isso, este prémio deve ser entendido como um elogio ao passado e um incentivo à progressão do projeto europeu. Coincide a cerimónia de hoje em Oslo com uma crise política na Itália. Com tantos problemas na Grécia, na Irlanda, em Portugal e também em Espanha, era aquilo que a União Europeia agora menos precisava. Mas é também a prova de que a crise é um problema de todos. E que a Europa só terá futuro se conseguir oferecer uma resposta solidária.
“As críticas contra a escolha do comité Nobel norueguês relativamente ao vencedor do Prémio da Paz deste ano foram severas e gerais”, escreve o Sydsvenksan. Esta reação, refere o diário de Malmö, deve-se ao facto de a decisão ser controversa. O que não tem mal. As críticas e as oposições são essenciais para uma união constituída por 27 Estados-membros que trabalha para a paz, a democracia e a liberdade. No número do diário Dagens Nyheter, publicado na véspera, Stefan Jonsson e Peo Hansen mostraram uma faceta menos lisonjeira da criação da União Europeia. A força motriz da Alemanha e da França, que serviu para formar as bases da CEE, terá vindo de interesses comuns na exploração da África – num estilo colonial contemporâneo. O jogo político e os factos históricos que realçam a análise dos autores da criação da União Europeia não devem ser desvalorizados. Mas será que as alegações de Hansen e Jonsson, segundo as quais a CEE não foi fundada como um projeto de paz e não passa de um “mito”, estarão certas? Este retrato matizado da história da UE deveria ser bem recebido. Nenhum país nem associações intergovernamentais procuraram tornar o mundo num lugar melhor, sem ter por trás o mínimo de interesse. Investigar a nossa própria história é bom. A União Europeia é um processo contínuo, longe de estar acabado. E não deve ser desvalorizado enquanto projeto de paz.
O editorial do Daily Telegraph qualifica a atribuição do prémio como “absurda”, denunciando a falta de ações da UE durante os conflitos nos Balcãs e as tensões inter-Estados despertadas pelo euro:
Mas tudo isto desaparecerá quando os magnatas da UE forem receber o prémio: para eles, este prémio simboliza tudo o que o projeto europeu merece. Uma vez mais, será possível ver o fosso que separa as elites no poder em Bruxelas dos 500.000.000 de cidadãos europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário