(per)Seguidores

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O “espírito natalício” da UE deve ser quando é preciso!

O presidente da Comissão Europeia anunciou que 23.000 crianças vítimas de guerras e conflitos serão ajudadas com o dinheiro do Prémio Nobel da Paz atribuído à União Europeia, montante que Bruxelas decidiu duplicar para este fim.
Numa cerimónia na sede do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso precisou que o dinheiro do Nobel, 930.000 euros, que a Comissão aceitou oficialmente em nome da União e que decidiu aumentar para 2 milhões de euros para oferecer às crianças mais necessitadas, financiará 4 projetos abrangidos pela iniciativa "Crianças da Paz".
A iniciativa irá então abranger cerca de 4.000 crianças sírias refugiadas em campos na fronteira entre o Iraque e a Síria, mais de 5.000 crianças colombianas, a maioria delas refugiada no Equador, 11.000 crianças congolesas deslocadas da parte oriental da República Democrática do Congo e refugiadas na Etiópia, e, por fim, 3.000 crianças paquistanesas que vivem na região do norte do Paquistão afetada por um conflito.
A 10 de dezembro passado, a União Europeia recebeu o Prémio Nobel da Paz de 2012 por ter contribuído durante mais de 6 décadas para a promoção da paz e da reconciliação, a democracia e os direitos humanos na Europa, tendo a decisão de doar o dinheiro sido decidida por unanimidade pelos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
"Era evidente para nós que o dinheiro do Prémio Nobel da Paz devia ser direcionado para os mais vulneráveis, que também são, muitas vezes, os mais afetados pelas guerras: as crianças de todo o mundo", declarou Durão Barroso, segundo o qual "todos os rapazes e raparigas do mundo devem ter a oportunidade de desenvolver os seus talentos", também porque "promover a educação contribui igualmente para obter uma paz duradoura".
A Comissão garantiu ainda que a iniciativa "Crianças da Paz" da UE não será uma ação pontual e novos fundos serão disponibilizados no próximo ano para outros projetos a favor de crianças vítimas de conflitos.
Assim sendo, ainda bem que a União Europeia ganhou o Nobel, para que “algumas” crianças possam beneficiar do espírito natalício, que se traduz na distribuição do montante do prémio, em dobro, e que ao que dizem, não ficará por este ano.
Esperemos que esta atitude não seja fruto das circunstâncias e que as circunstâncias sejam o fruto de mais e muitas ações da União, em favor das suas crianças e de todas as que precisam de um aconchego ou de um mimo, e que o espírito de solidariedade seja quando a UE (e os demais países ricos) quiser(em)...

Sem comentários:

Enviar um comentário