(per)Seguidores

domingo, 17 de junho de 2012

Não será o Sistema, as Estratégias e os nossos Amos?

Com a aproximação das eleições gregas de 17 de junho, o jornal Le Soir consagra um dossiê especial à crise do euro e aos meios para dela sair.
A editorialista principal do diário de Bruxelas, Béatrice Delvaux, diz que o caso grego é mais o sintoma do que a causa do mal que atinge a Europa:
O país faliu. Mas a cura que lhe foi imposta só apertou o cinto, sem lhe dar o tempo – fatalmente longo – e os meios para um reordenamento fundamental. […] Se o caso grego tivesse sido bem gerido, a Europa não teria conhecido o louco descarrilamento dos últimos meses.
A crise grega tem sobrecarregado o resto da União, é certo, mais seria simplista ficarmo-nos por esta explicação. “O momento será crucial, mas o desafio europeu é muito mais importante. Os prazos de pagamento gregos só o cristalizam”, escreve Béatrice Delvaux, que acrescenta que a Europa já não encanta, que a complexidade dos seus desafios a torna incompreensível e que é necessário um novo impulso:
Nunca como agora foi tão necessária a solidariedade entre os países europeus, nunca como agora fomos tão política e democraticamente incapazes […] Por isso, é necessário encontrarmos a coragem política e ideias fortes para retraçarmos um caminho comum e prometedor. Caso contrário, é a própria democracia que perecerá com o desmoronamento do euro. E esta necessidade continuará a existir mesmo que os gregos, no domingo, ‘votem bem’ (ou seja: votem nos partidos que estão dispostos a aceitar as reformas). Repito: o problema da Europa não é a Grécia. É a Europa.

4 comentários:

  1. Olá, estão agora disponiveis online pela primeira vez algumas das imagens da exposição sobre o pescador! http://ritarochaphotography.blogspot.pt/2012/06/vida-e-assim.html

    Cumpirmentos,

    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita
      Já ontem fiz link para as imagens da tua exposição, no "Ecos da blogosfera".
      Parabéns.

      Eliminar
  2. Acho que nunca fiz tantas figas...

    ResponderEliminar