(per)Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Com truques e bónus a minoria venceu absolutamente!

As eleições gregas deram vitória ao partido Nova Democracia, liderado por Antonio Samaras, mas sem maioria absoluta obtendo 29,66% dos votos, equivalentes a 129 (já com os 50 lugares de bónus) dos 300 lugares do parlamento grego.
Para formar um governo maioritário, uma coligação necessita de assegurar um mínimo de 151 lugares no parlamento.
O Nova Democracia poderá formar um governo de maioria com os socialistas do PASOK, que conseguiu 33 assentos.
Tanto o Nova Democracia como o PASOK subscrevem os termos do atual acordo com a troika.
O Syriza obteve 26,89% dos votos, equivalentes a 71. Do lado do "não" colocou-se também o partido Gregos Independentes, que também rejeita o plano europeu de resgate à Grécia.



Realmente! Aprender durante toda a vida, não só sobre os conceitos, mas sobre a posta em prática dos mesmos, que de tão absurda, às vezes, nos transporta para domínios étnicos!
E foi o que descobrimos (aprendemos), por sermos ignorantes, nesta “coisa” da democracia grega e as suas normas… Já não são só as grandes superfícies a oferecerem bónus em cartões, também na Grécia quem fica em 1º lugar tem direito a 50 lugares (limpinhos?) a mais para conseguir na roleta o que não conseguiu nas urnas, por vontade do povo. E agora se percebe por que, durante anos e anos, umas famílias e 2 partidos jogaram à democracia… Não é que o nosso método de Hondt não atire para o lixo milhares de votos de cidadãos conscientes, mas isto é demais para ser entendido.
E o resultado deste truque, visto claramente no gráfico, significa que com uma minoria de votos (41,94%) se transforma numa maioria absoluta de lugares no parlamento (161), milagre comparável à multiplicação dos pães e dos peixes, que só Cristo conseguiu, permitindo que esta governe com “legitimidade” sobre uma maioria absoluta de votos (45,82%), mas com minoria parlamentar (121 lugares)... Não está mal visto, mas mais uma vez são os cidadãos que se lixam e logicamente ficam lixados com tal desfecho, não se revendo representados.
Esperemos que, pelo menos, não se arroguem a publicitar que tem o mandato do povo para aceitar as regras de austeridade e o respetivo memorando, como fizeram cá, levando-nos a pensar que tinham mais de 80% de gente a favor da porrada e dos assaltos…
Mas mesmo com estas “vitórias” na secretaria, já se vai sabendo que afinal não apaziguaram os mercados, que são sociopatas e ninguém quer saber de lhes dar o tratamento adequado…
Não é para desanimar os otimistas, mas com regras tão “faz de conta” que estamos em democracia, a pós democracia já aí está há muito e nós é que somos lerdos…
Nem vou fazer as contas com as mesmas regras aplicadas às nossas eleições do ano passado, pois à primeira vista e de cabeça, o partido ganhador tinha obtido maioria absoluta e o coligado estaria hoje na oposição…
São as malhas com que as regras da "democracia" tece as redes com que nos apanham!
Só visto! Mas bem vistas as coisas, afinal não se aprende nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário