(per)Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Para irmos avaliando os nossos “queridos líderes”…

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles (EUA), fizeram um estudo interessante: acompanharam a rotina e as ações de pessoas em situação de poder em vários setores da sociedade, fizeram testes com tais indivíduos, e são taxativos ao afirmar que pessoas detentoras de poder são mais propensas a fazer más escolhas.
A razão desta realidade, conforme explicam os cientistas, é a soberba: o ser humano é naturalmente levado a abandonar a cautela e superestimar o seu bom senso nas decisões quando tem o poder nas suas mãos. Quanto mais poderoso um líder fica, menos considera que precisa de ajuda e grande parte dos problemas partem deste ponto.
Exemplos não faltam. Os pesquisadores citam os executivos da companhia de BP, que ignoraram os riscos potenciais de perfurar poços no Golfo do México, alegando que um acidente era virtualmente impossível. Em 2010, o que se viu foi uma explosão que matou 11 trabalhadores e causou mais de 100 mil milhões de dólares (equivalente atual a cerca de 76,3 mil milhões de euros) com custos de limpeza e reparos.
Os melhores líderes, de acordo com os cientistas, são os que conseguem controlar a arrogância e reconhecem que precisam de auxílio para conduzir um grupo. Desta maneira, o segredo para um bom comando seria a capacidade de escolher uma boa equipa de assessores e colaboradores. [LiveScience]

Sem comentários:

Enviar um comentário