(per)Seguidores

sábado, 14 de abril de 2012

Continuando a dar nomes aos “cérebros” que temos…

Pedro Viana Baptista
Os investigadores Pedro Viana Baptista, do departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, e Miguel Viveiros Bettencourt, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vão receber um prémio de mérito pela descoberta de um novo teste de deteção da tuberculose, mais rápido e barato do que convencional.
Baptista e Bettencourt apostaram na nanotecnologia para criar um sistema de deteção do agente etiológico da tuberculose através dum diagnóstico molecular, através do qual é também possível detetar as mutações mais frequentemente implicadas na resistência a antibióticos.
Miguel Viveiros Bettencourt
Com este novo sistema de diagnóstico, resultante do estudo intitulado “Nano TB Nanodiagnostics for XDRT at a point-of-need”, será mais rápido e barato detetar uma doença que ainda é das mais infeciosas a nível mundial, responsável por cerca de 1.100.000 de mortes. Só em 2010 foram diagnosticados 8.800.000 de novas incidências.
Sempre que há oportunidade, e há muitas, não deixamos de registar aqui e nomear os portugueses premiados internacionalmente, que, saiba-se lá porquê, nunca recaiu em qualquer dos craques que nos governam, mas em anónimos que paulatinamente fazem um trabalho a favor dos cidadãos do mundo e quase sempre sem o apoio do país que os viu nascer.
O nosso orgulho e reconhecimento por quem faz pelos outros o que outros não fazem por eles, apesar do apelo à investigação e à inovação… Tretas!

2 comentários: