(per)Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Disse o professor e disse o “aluno”…

“Passar receitas é fácil, conseguir um entendimento com as pessoas é difícil”, disse Vítor Gaspar, citando um personagem de Franz Kafka. “Isto aplica-se a Portugal e à Europa”, acrescentou, quando falava na reunião anual do FMI e do Banco Mundial, numa mesa redonda sobre a “Definição de um Caminho de Crescimento para a Zona Euro”.
O encontro, transmitido em directo pela Internet, teve a participação do comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, do investidor George Soros, da vice-diretora-geral do FMI, Nemat Shafik, e de Gao Xiqing, que lidera o fundo de investimento chinês.
“O ano de 2012 vai ser crucial, e vamos ter os elementos chaves para o próximo ano já a 15 de Outubro, quando apresentarmos o Orçamento do Estado”, acrescentou Vítor Gaspar.
Claro que Kafka tinha e tem razão, não apenas nesta sentença, mas em todos os sobreavisos que nos legou, como neste e a propósito: "Existem dois principais pecados humanos a partir dos quais derivam todos os outros: a impaciência e a indiferença. Por causa da impaciência fomos expulsos do Paraíso, por causa da indiferença não podemos voltar". E aqui chegados, pela impaciência, poderá o ministro e o governo contar com a nossa Indiferença, a partir de 15 de outubro?
Sem querer estragar esta tirada “cultural” e tendo em conta os interlocutores, parece-me que foi “dar pérolas a porcos”, talvez apropriadamente, por todos gostarem de pérolas, embora prefiram aquilo com que se compram as pérolas e os melões… Sendo George Soros, um dos maiores especuladores do mundo, incluí-lo num debate organizado pelo FMI e pelo BM, não será reconhecer-lhe um estatuto institucional, contra tudo o que se diz de mal (quem diz…) sobre a conduta cega dos “mercados” e a inumanidade dos especuladores? Ou será mesmo um processo kafkiano?
Repare-se que nesta notícia, o nosso ministro diz apostar na pedagogia para que o povo aceite, pacientemente, por a cabeça no cepo, o que se repete em quase todas as notícias sobre o evento e o ministro… Mas, há pelo menos uma notícia sobre a mesma questão, que o jornalista deve ter “inventado” outros argumentos do mesmo ministro, que aposta mais na demagogia….
Ora vejam:
“O programa só poderá resultar se houver crescimento, e isso só pode ser feito com as reformas estruturais definidas no programa” que Portugal assinou com a troika, afirmou Vítor Gaspar, durante a reunião do FMI e do BM.
Vítor Gaspar lembrou que a maioria dos portugueses apoia o programa de reformas, citando os resultados das eleições legislativas de Junho. “Só os partidos mais à esquerda é que não subscreveram o programa, 80% dos votos foram para os partidos que subscreveram o programa, que receberam 85% dos lugares no Parlamento”, afirmou.
Embora o professor diga que o programa da troika só poderá resultar se houver crescimento e que o crescimento só pode ser feito com as reformas estruturais, a mim (impreparado) e a muita mais gente (preparada) parece que deveria ser ao contrário, apostar no crescimento para se poder fazer reformas estruturais, não só no aparelho do Estado, mas nas mentalidades, nos valores e na forma de se estar na vida. Andar com o carro à frente dos bois, impede os bois de avançarem…
E vamos à demagogia!
Se Vítor Gaspar for tão rigoroso, ou ligeiro como na leitura dos números eleitorais, estamos feitos!
Realmente, só os partidos mais à esquerda é que não subscreveram o programa da troika, mas os que assinaram (PS/PSD e CDS-PP), tendo em conta os resultados de 2009, representavam “apenas” 76,09%. Depois das eleições, o somatório dos resultados dos partidos que tinham assinado o memorando foi de 78,42%, o que é bem diferente dos 80% declarados. O que corresponde a 89,56% dos lugares no Parlamento, também diferente dos 85% anunciados.
Mas…
Saindo das percentagens para as pessoas (os portugueses), chegamos à conclusão que apenas 4.347.094 votaram nos partidos que assinaram o memorando e que 5.064.358 (entre votantes e abstenções e sem contar com os que não podem votar, votaram CONTRA…
Este é o rigor dos números, que não dão o direito de o ministro das Finanças, ou o governo fazerem leituras enviesadas, que distorcem as contas… E sem contar com os arrependidos.
Tudo isto para dizer, que um professor de economia não pode ter estas pequenas falhas, porque, se assim for no Orçamento, tem sempre que fazer mais do que a troika pediu, por causa dos erros das contas…
Entretanto, se um professor de economia entra por atalhos para explicar “pedagogicamente”, imaginem quem não é professor:
Pedro Passos Coelho no debate da Assembleia Geral da ONU, no seu discurso referiu-se à crise nacional para garantir que Portugal está a cumprir as metas para consolidar as suas contas públicas. “Encaramos a crise como uma oportunidade para a adaptação do nosso modelo económico e para o fortalecimento da economia portuguesa”, disse e afirmou que “o Governo e o povo português estão a desenvolver esforços sem precedentes para cumprir o acordado com o Fundo Monetário Internacional e a UE”.
Com que então, o Governo e o POVO PORTUGUÊS estão a desenvolver esforços sem precedentes…? E vamos vencer a crise, mesmo que a Europa e o Mundo não a vençam?...
Pegando de novo em Kafka: "Crer-se no progresso não significa que já tenha tido lugar qualquer progresso."

Sem comentários:

Enviar um comentário