(per)Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

É preciso ser-se “marreta” para dirigir o BCE?

Jim Henson e os seus marretas
A crise da dívida europeia entrou numa nova fase e os decisores devem encontrar uma resposta clara para travar o contágio que ameaça a zona euro. As palavras são de Mario Draghi, futuro presidente do Banco Central Europeu e atual Governador do Banco de Itália, um dos países ameaçados.
A gente pensa que quem ocupa os mais altos postos são os melhores e nem ponho em causa tal critério, no caso do Banco Central Europeu, mas depois de cruzar com esta notícia, fui tentado a conhecer os membros da sua Comissão Executiva e a respetivas nacionalidades, só por coisas, sobretudo porque já sabia que o vice presidente era nosso conterrâneo e por isso… Ei-los:
E deparamo-nos com um francês, que foi duas vezes Governador do Banque de France, um português, que foi Governador do Banco de Portugal, um italiano, que foi Director-Geral das Relações Financeiras Internacionais do Ministério da Economia e Finanças italiano, um espanhol, que foi Membro do Conselho de Administração do Banco de Espanha, um alemão, que foi Vice-Presidente do Deutsche Bundesbank  e um belga (que nasceu na Alemanha) e foi Director Executivo do Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique.
Assim de repente, nota-se que todos andaram pelos Bancos Centrais, e por isso, supervisão e fiscalização é com eles. Mas quando vemos o português, que conhecemos bem, tem responsabilidades pela situação a que chegou a NOSSA Banca, somos levados a pensar o mesmo dos restantes, sobretudo os dos países que estão como nós (Espanha e Itália) e que devem ter cometido os mesmos pecados que o nosso cometeu.
Se o atual Governador do Banco de Itália, que deixou o seu país chegar onde chegou, vai ser o próximo Presidente do BCE, até parece que são escolhidos na razão inversa da sua competência. Com este critério e esta gente, a Europa só pode chegar onde chegaram os seus próprios países, como é óbvio e “científico”… Ser “marreta” será condição sine qua non para se ir para o BCE?
Mas quem será o Jim Henson?
Comissão Executiva do BCE
Jean-Claude Trichet (França) - Presidente
Vítor Constâncio (Portugal) – Vice Presidente
Lorenzo Bini Smaghi (Itália) Membro da Comissão Executiva
José Manuel González-Páramo (Espanha) Membro da Comissão Executiva
Jürgen Stark (Alemanha) Membro da Comissão Executiva
Peter Praet (Bélgica) Membro da Comissão Executiva

2 comentários:

  1. Miguel,
    que raio de sina! estarmos nós entregues a estes tipos.fóoooooooooonix
    gostei da música de fundo! ;)gente boa...

    ResponderEliminar