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sábado, 3 de maio de 2014

Não há inevitabilidades, há sempre alternativas…

Yonathan Dominitz criou a MindScapes que dá "ferramentas de pensamento criativas" aos... criativos.
Realizou projetos para empresas como a Pepsico, Vodafone, Nestlé, Carlsberg e agências de publicidade como Leo Burnett, BBDO, McCann ou a Ogilvy & Mather. Ao longo dos anos, Yonathan Dominitz ajudou várias agências criativas a quebrar barreiras e, com isso a ganhar 20 leões e 3 Grand Prix no Cannes Lions, festival considerado a meca da criatividade mundial.
Ana Marcela
Recentemente, o fundador de Mindscapes foi convidado pela Google para treinar, a nível mundial, as suas equipas de marketing em “creative insights & creative thinking tools”.
Yonathan Dominitz vai estar em Portugal a 20 de maio, para participar na Direct & Digital Marketing Conference, organizada pela MediaPost, com o tema: The logic behind the magic - how to overcome the fear of creativity.
Comece a trabalhar na sua criatividade. Ficam aqui 5 dicas:
1. Seja curioso - Não leve as coisas por garantido. Elas não o são. Pergunte-se por que e como é que as coisas são da forma que são? Procure novas e surpreendentes relações de causa e efeito. Olhe para as coisas e situações conhecidas como se estivesse a vê-las pela primeira vez. Desafie-se constantemente e desenvolva sensibilidade, curiosidade e recetividade para o mundo dentro de si e á sua volta.
2. Mude a sua perspetiva - Pergunte a si mesmo como é que uma pessoa diferente olha ou pensa no problema, ou para o desafio ou para a situação que está a lidar? Como é que uma criança olha para ele? Uma pessoa do sexo oposto? Uma pessoa de uma cultura diferente, profissão ou localidade? Albert Szent-Gyorgyi, o bioquímico que recebeu o Prémio Nobel, disse uma vez: "A descoberta consiste em olhar para as mesmas coisas que todos e pensar diferente". Muitas vezes a descoberta da criatividade vem quando mudamos a nossa própria perspetiva.
3. Desafie os seus pressupostos existentes - As nossas próprias suposições podem tornar-se um grande obstáculo para a mudança e criatividade. Temos hipóteses tais como: para quem, como, quando, onde, porque é que as pessoas pensam, dizem ou fazem o que fazem. Estas premissas podem ser verdadeiras, mas podem não ser a única verdade que existe. O problema é que nós não "vemos" as nossas próprias suposições. Elas são transparentes, por assim dizer.

Tente digitalizar e revelar as suas próprias suposições, o que ‘deve’ ou não deve estar no sistema? O que é necessário, e o que pode ser redundante? Ganhe o hábito de revelar os pressupostos existentes e brinque com eles, substituindo-os por diferentes premissas, às vezes até mesmo opostas: transformar o bem no mal, o mal no bem, etc.

4. Descontraia - As novas ideias vêm com mais facilidade quando a mente está descontraída. Quando descontraímos, permitimos que a parte esquerda e a direita do cérebro encontrem o equilíbrio natural, sem dominar a outra. Descontrair permite que o cérebro funcione em frequências que conduzem mais à imaginação, à livre associação e à criatividade. Encontre formas de relaxar o corpo e a mente. Inclua mais períodos de tempo limite, jogos, caminhadas pela natureza, meditação e contemplação na sua vida diária.
5. Não tenha medo de falhar - Não tenha medo de fazer coisas "estúpidas", e cometer erros. As pessoas mais criativas são lembradas pelo seu sucesso; mas se lhes perguntar, vão referir as muitas vezes que falharam antes (e depois) de conseguirem.
Criatividade significa estar aberto à possibilidade de fracassar. Cada vez que criamos algo verdadeiramente original e novo, o medo pode surgir. A razão pela qual o medo se coloca é que qualquer ideia criativa nova nunca foi feita antes, então não temos a certeza de que ela irá resultar. A criatividade requer a capacidade de assumir riscos e de ser tolerante com a ambiguidade e a falta de certeza. Portanto, se deseja criar e mudar as coisas, deve aprender a adquirir este espírito.
Quando se diz que não há alternativas, seja no que for, é sinal de que todas as soluções possíveis não foram estudadas e ficámo-nos pela primeira ou pela mais fácil…Mário Quintana dizia que “a imaginação é a memória enlouquecida”, o que quer dizer que quem não tem vivências e memórias das mesmas, terá dificuldade em ser criativo, o que se pode aplicar a quem nos diz insistentemente que “é inevitável”…
Veja aqui alguns dos trabalhos criativos que contaram com a colaboração da Mindscapes.

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