(per)Seguidores

segunda-feira, 10 de março de 2014

Mais produtividade! E ninguém fala de melhor salário?

O ex-ministro da Economia e atual presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, considerou que a produtividade nacional só aumentará quando alterarmos "a nossa especialização produtiva". "A falta de produtividade não significa menor aplicação de cada trabalhador no seu posto de trabalho. Não é preciso trabalhar mais depressa na máquina ou no computador, o que é necessário é mudar a nossa especialização produtiva", afirmou Braga da Cruz.
Aumentar a produtividade "é justamente darmos mais valor àquilo que fazemos, portanto mudarmos de paradigma. E isso reclama gente bem qualificada, reclama investimento e reclama organização. É necessário atuar em todas essas frentes", defendeu. Assim, frisou, "só aumentamos a produtividade quando mudarmos o perfil daquilo que fazemos, quando nos especializarmos, quando integrarmos mais tecnologia, mais inovação e quando valorizarmos mais o conhecimento. Isso é garantir os fatores de competitividade que se prendem com a qualificação das pessoas e com a capacidade dos empresários fazerem diferente. Só depois disso é que a produtividade aumenta".
Luís Braga da Cruz comentava declarações do presidente do Conselho de Administração da Sonae, Belmiro de Azevedo, sobre este assunto, que afirmou que os salários em Portugal só podem aumentar quando os trabalhadores tiverem a mesma produtividade que, por exemplo, os alemães.
Já lemos Belmiro de Azevedo dizer que temos que produzir mais, sem se referir a uma contrapartida igual no que aos salários diz respeito, até dentro do “paradigma” da meritocracia…
Já lemos Nicolau Santos dizer que o défice de produtividade nacional se deve mais aos empresários do que aos operários, sem se referir a uma contrapartida correspondente no que aos salários diz respeito…
Agora vem Braga da Cruz dizer que o aumento da produtividade tem a ver com a nossa especialização produtiva (seja lá o que isso for), sem referir uma palavrinha no que aos salários diz respeito, como contrapartida ao tal aumento da tal produtividade…
Um empresário, um economista e um administrador, apresentam 3 razões e 3 soluções diferentes e provavelmente complementares, mas, curiosamente, nenhum deles fala em aumentar salários, enquanto os salários vão baixando. Curioso…
Cada vez mais tem razão quem defendia e defende que “se deve trabalhar conforme o que se ganha” e que deve ser a solução mais eficaz para tão “complicado” problema…

Sem comentários:

Enviar um comentário