(per)Seguidores

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O resultado (pré)visto é um buraco que se afunda!

Penso que existe um razoável consenso sobre o seguinte: o caminho que levamos não é feliz. Os resultados esperados tardam; o buraco em que estamos metidos afunda-se. Face a isto há, essencialmente, duas perspetivas: uma é dizer a verdade; outra é fingir que sabemos.
Henrique Monteiro
Por mim, digo a verdade. Não sei como sair disto. Não acredito no que estamos a fazer, não vejo senão anos de crise à frente e não acredito nas alternativas que por aí são atiradas. Voltar aos mercados, como todos perceberam, não vale de nada senão voltar à dívida - e por juros mais elevados do que aqueles que a troika nos permite.
Algumas alternativas apontadas são demasiado simplistas para o tamanho do problema que temos (ainda há quem ache que cortando em secretárias, motoristas e viagens, lá chegaríamos. Não digo que não seja um imperativo moral, que o é, mas a dimensão do problema é muito maior). Outras baseiam-se em meros voluntarismos (crescer, sim, mas como?) ou em decisões de instituições ou pessoas que nos são alheias - BCE, Alemanha, União Europeia.
Haveria uma ténue possibilidade de alguém dizer algo como isto: caros concidadãos, não fazendo ideia de como se sai desta crise, começamos por nos tentar pôr de acordo sobre o que não devemos voltar a fazer, o que devemos mudar no que nos trouxe até aqui, estabelecendo regras para que tal não se repita.
E isto seria o primeiro passo fantástico para reformar o país. Infelizmente, alguém colocou na cabeça dos políticos que eles têm de ter soluções, alternativas, caminhos, objetivos e mesmo certezas. Como cada um tem as suas, não passaremos desta cacofonia. Ou daquele palavreado confuso e vazio que saiu do Conselho de Estado. Ora isto, para a maioria dos cidadãos, atónitos e receosos, já começa a ser muito cansativo.
A larga maioria dos portugueses não está satisfeita com a intervenção da troika em Portugal. 82,5% consideram mesmo que o acordo assinado com o Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia deve ser renegociado ou até mesmo denunciado.
Relativamente ao relacionamento entre o executivo e a troika, 45,4% considera que o governo de Passos Coelho tem cedido excessivamente aos nossos credores internacionais, enquanto 32,9% dizem que a troika tem mostrado insensibilidade com a economia nacional. E somente 9,4% dos inquiridos consideram que este relacionamento tem decorrido normalmente.
No que se refere às perspetivas futuras, o pessimismo é 5 vezes maior que o otimismo.
11,8% acreditam em melhores perspetivas para Portugal findo o período de intervenção externa. 14,4% referem que quando a troika sair do país nada de substancial se alterou.
55,1% acreditam que vamos ficar em piores condições, com uma economia em colapso e mais desemprego.
Dom Januário Torgal Ferreira defende uma revolução em Portugal se for aplicada uma taxa sobre as pensões, sublinhando que não consegue entender que a maioria das pessoas que descontou ao longo de anos de trabalho tenha agora de perder parte das pensões. No seu entender se Francisco Sá Carneiro fosse vivo faria uma revolução. Dom Januário classifica ainda o executivo de Pedro Passos Coelho como "um governo que vai ficar para a história pela sua incompetência e pela forma vergonhosa que se comportou com a gente mais miserável do país".
Se o povo é quem mais ordena, aqui fica a avaliação do povo, aos governantes e à troika, para que os primeiros (os seus representantes/delegados) façam por cumprir a sua vontade (que não será a última) e os funcionários entendam as pessoas, já que não são capazes de melhorar a realidade (antes pelo contrário)…
Não há dúvidas de este governo vai ficar para a história pela sua incompetência e pela forma vergonhosa que se comportou (e comportará) com a gente mais miserável e indefesa do país, podendo ser acusado de colaboracionista, o que realmente merece que se faça uma revolução, seja qual for o sentido que cada um queira dar ao conceito…
Assino por baixo, porque o “sadismo” tem limites que a Moral bem conhece!

Sem comentários:

Enviar um comentário