(per)Seguidores

terça-feira, 16 de abril de 2013

As virtualidades da ARTE através do mundo virtual…

No Dia Mundial da Arte (15 de Abril), a Google revela qual a obra de arte mais vista no projeto online Google Art Project
O Google Art Project já há 2 anos que oferece a possibilidade de visitar diversos museus sem sair de casa. Milhares de obras famosas estão à distância de um clique na página do projeto, que é financiado e mantido pelo motor de busca.
Entre os museus integrados nesta ferramenta estão espaços como a Tate Britain, a National Gallery de Londres ou o MoMA, de Nova Iorque. Escolhido o museu a percorrer online, o utilizador pode apreciar ao pormenor as obras de arte, que estão disponíveis em imagens de grande resolução ou se preferir, criar uma galeria com as suas obras preferidas.  
Neste Dia Mundial da Arte, a empresa decidiu revelar qual das obras disponíveis online foi, até ao momento, a mais vista e o "prémio" coube à "Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh.
"Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh
A empresa revela igualmente, que os utilizadores gastam, em média, cerca de um minuto em cada obra, ao contrário dos estimados 20 segundos gastos numa galeria "real". "Embora nada substitua uma visita para ver um quadro ao vivo, a possibilidade de olharmos e examinarmos uma obra de arte com este nível de detalhe parece encorajar os utilizadores a passarem mais tempo a contemplar a obra", garante a empresa.
Para além desta obra, também o "O Quarto", também de Vincent Van Gogh, "O Nascimento de Vénus", de Botticelli, e o "Autorretrato desenhado à janela", de Rembrandt, constam na lista das obras mais populares entre os internautas.


"O Quarto", de Vincent Van Gogh
"O Nascimento de Vénus", de Botticelli
“Desenhando na janela”, Autorretrato de Rembrant
Portugal também faz parte do Google Art Project, com a inclusão, no ano passado, de obras do Museu Coleção Berardo, onde se incluem pinturas de Amadeo de Souza Cardoso.
O Google Art Project (no Youtube) conta com a colaboração de 200 parceiros, de 43 países, num total de obras reproduzidas que ultrapassa as 40.000.

Art Project - Como usar o site

Sem comentários:

Enviar um comentário