(per)Seguidores

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Previsões? Só quando reouvermos as notas roubadas!

A zona euro registou uma queda da sua atividade de 0,1% do PIB no 3º trimestre, depois de ter registado um retrocesso de 0,2% no trimestre anterior, confirmou o Eurostat. Isto confirma, que o conjunto dos 17 países da zona euro está em recessão, já que os técnicos consideram que um período de recessão se dá quando são registados 2 trimestres consecutivos de queda do PIB.
Mais uma vez, os dados mostram os grandes desequilíbrios da zona euro: Espanha (-0,3%), Portugal (-0,8%) e Itália (-0,2%) continuam mergulhadas na recessão, enquanto a Alemanha (+0,2%) e a França (+0,2%) resistem aos embates da crise da dívida.
O BCE reduziu claramente as suas previsões de crescimento na Eurozona, cujo PIB cairá 0,5% em 2012 (-0,4% na previsão anterior) e retrocederá 0,3% em 2013, invertendo um prognóstico anterior de crescimento positivo (+0,5%) para o próximo ano.
Para 2014, o BCE espera um crescimento de 1,2%, segundo uma primeira estimativa. Por sua vez, o BCE confirmou a sua previsão de inflação para 2012 (2,5%), e previu 1,6% em 2013 e 1,4% em 2014.
Queda do PIB em 3,5% no 3º trimestre do ano é pior do que previsto pelo próprio INE, as exportações continuam em desaceleração e o emprego em queda. Mas Passos Coelho insiste em falar em “bons resultados”.
O PIB da Grécia acelerou a queda a 6,9% no 3º trimestre de 2012, de acordo com dados anuais da Autoridade de Estatísticas Gregas.
A queda aconteceu após um retrocesso de 6,3% do PIB grego no 2º trimestre e de 6,7% entre janeiro e março.
O país prevê no orçamento de austeridade para 2013 o 6º ano consecutivo de recessão, com uma baixa de 4,5% do PIB, após uma queda de 6,5% esperada para 2012.
No relatório semestral, o Banco da Grécia destacou esta semana que a recessão acumulada entre 2008 e 2013 pode alcançar 24% do PIB.
A Grécia, com uma dívida colossal, está submetida a uma drástica política económica de ajuste e austeridade, em troca de um plano de ajuda financeira internacional
O que quer dizer que já estamos em recessão há muito mais de 2 trimestres consecutivos e sempre pior, realidade que não pode ser desmentida e que encoraja alguns iluminados a dizer que estamos no bom caminho (do precipício)…
Saliente-se (sempre) que as coisas estão muito pior na Eurozona, embora digam os iluminados que o Euro não tem nada a ver com a maleita…
Quem se vai safando (por enquanto) é a França e a Alemanha, que apesar de, vão andando em frente, pé ante pé, sorvendo o mal de uns, que é o bem de outros, enquanto nós vamos dando passos atrás (mais passos do que Passos prometeu)...
Como cá, até os eficientes técnicos do BCE (onde Gaspar fez o “estágio”) se enganam nas previsões, e de que maneira, confirmando o que o Eurostat registou, mas também como cá se promete uma inversão para o crescimento em 2013, mas só se o fim do mundo se confirmar no próximo dia 21…
Entretanto, PPC (um dos que acredita no fim do mundo) insiste nos “bons resultados” (podia ser muito pior), mesmo com o PIB a cair 3,5%, pior do que o previsto pelo próprio INE (também tem direito a palpites), mesmo com as exportações a diminuírem (acabou o ouro usado) e mesmo com o emprego sempre a aumentar. E só por isso é que os resultados são bons para o “nosso” Primeiro, se pretende que o PIB baixe, as exportações diminuam e o desemprego aumente…
Tendo em conta a realidade grega, que vai 1 ano à nossa frente e da Irlanda, já sabemos qual vai ser o nosso PIB em 2013, as exportações e o desemprego, se for verdade que as mesmas causas provocam os mesmos efeitos…
Perante tudo isto, o que preveem (seja quem for a prever) e com o que nos acenam como futuro menos tristonho, até dá tristeza, por sabermos, comprovadamente, da incompetência destes engajados “tecnocratas”, travestidos de cartomantes…
Até quando e até onde vai o limite da nossa paciência?
Admirável “mundo novo” com truques velhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário