(per)Seguidores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Não andam, crescem como cogumelos, venenosos…

Portugal é um país corrupto? Bem, é mais do que devia, mas menos do que a maioria dos países. Isto é quase um slogan, mas é a mais pura das verdades. Estar em 33º lugar é mau, porque se está ao nível do Butão e do Porto Rico; é menos mau, porque ainda assim se está acima de muitos países da Europa, como a Itália, a Grécia, a República Checa, etc.
A verdade é que os portugueses acham o seu país, provavelmente, ainda mais corrupto do que ele é. E têm razão para isso. Porque as leis não são claras, porque quase ninguém vai preso (alô, alô, presidente Isaltino Morais), porque há gente que fica subitamente rica sem se perceber como. Mas convém lembrar uma coisa: a maior parte da corrupção deve-se à falta de autoridade do Estado, ao facto de este estar capturado por corporações que também cativaram os partidos políticos. Sempre que se fala em PPP ou em privatizações, muita gente se atira aos privados como se fossem eles a causa da corrupção. Não são. Ainda que muitos sejam corruptores, toda a fonte de corrupção está na forma como o Estado se relaciona com a sociedade. O crime de corrupção, aliás, só existe nos setores que vivem ou dependem de dinheiros públicos.
A mim preocupa-me que a diplomacia económica portuguesa tenha, nos últimos anos, e independentemente dos Governos, apostado tanto em países como a China, Angola e a Venezuela. Vejam o ranking que se publica aqui : a China está em 80º lugar; Angola é o 157º e a Venezuela o 165º. Em 174 países isto pode ter um significado. Portugal não está a tentar fazer negócios com os países mais reprodutivos, mas com aqueles onde é mais fácil ir buscar dinheiro e lavá-lo por cá. Será isso?  
Leis mais claras, justiça mais célere e implacável e opinião pública mais exigente. Só assim saberemos onde andam, verdadeiramente, os corruptos. É aliás esta a combinação dos países com menos corrupção no mundo.
Henrique Monteiro

3 comentários:

  1. Este é o resultado da apatia e excesso de atitudes passivas que resulta num marasmo de ideologias e mudanças a nível nacional. Portugal não é um país corrupto mas sim repleto de pessoas corruptas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se tem a ver com a ideologia, mas tem a ver com Valores e "valores"...
      Também não sei se o fulcro da questão está nos corruptos ou nos corruptores, sem os quais não haveria corrupção...
      E com as condições que se desenham, corromper vai ficar mais barato e não faltará ocasião...
      Ética e pão!

      Eliminar
  2. Esta ideologia da austeridade é global...e horrível.Porque só é benéfica para os corruptos, chicos-espertos e piratas. E ainda por cima 2013 vai ser o Ano Internacional da Cidadania.Quanta farsa e farsantes. http://bioterra.blogspot.pt/2012/08/privataria-austeridade-e-roubaria.html

    ResponderEliminar