(per)Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vemos, ouvimos e lemos e dizemos: GENIAL!

"Estaremos então em condições para permitir às empresas medidas de apoio para poderem contratar jovens e, dessa forma, reduzirem o desemprego em Portugal", informou o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins.
A redução da Taxa Social Única (TSU) – contribuição das empresas para a Segurança Social – a introduzir pelo Governo em 2013 poderá ser financiada através de subidas no IVA.
Segundo fontes ligadas ao processo, a troika considera que há margem para mexer nos impostos indirectos, para compensar a receita perdida com uma redução da TSU para os trabalhadores mais jovens.
O corte da TSU que o Governo está a pensar introduzir em 2013 terá uma dimensão de 0,5% do PIB, ou cerca de 850 milhões de euros, segundo estimativas divulgadas pela Comissão Europeia.
Para a troika, o IVA poderá ser uma fonte de rendimento para financiar o corte da TSU, apesar de a taxa máxima estar no valor mais elevado de sempre: 23%.
A dívida pública portuguesa atingiu 111,7% do PIB no 1º trimestre do ano, um avanço comparativamente aos 107,8% registados no 4º trimestre de 2011, revelou o Eurostat.
Tal percentagem, aponta o gabinete de estatísticas da UE, representa perto de 190 mil milhões de euros, cerca de 5 mil milhões acima que os 184,3 mil milhões registados no final de 2011.
No fim das férias dos que trabalham, começam(?) a trabalhar aqueles que nada fazem, não porque não queiram, mas porque não os querem, sobretudo os jovens e bem formados. Dizem, mas…
Com tanta lágrima de crocodilo e (in)justificações para a (in)esperada taxa de desemprego, com programas bem planeados (como todos) e promessas de apoio (de várias fontes secas), cá vem a receita do costume, para angariação de fundos para a romaria do “calvário”, sempre pela mão da troika, que são os carrascos, bem pagos, para espalharem a pobreza pelos cidadãos e pelos países…
Genial!
E para “resolver” o assunto, chutando para canto para nos empatar, lá veio à baila a redução da tão falada e milagrosa TSU, compensada com mais uns pós no IVA...
Genial!
Por um lado, põe-se mais em perigo a sustentabilidade da Segurança Social, por outro lado, volta-se a reduzir a receita do IVA e entretanto o povo come menos, gasta menos e acelera a recessão…
Genial!
Que os burros não mudem de ideias, ainda se percebe, mas que “sábios” em casa alheia repitam os erros já propostos, experimentados e avaliados como catastróficos…
Genial!
E como se vê, somando todos os sucessos conseguidos com a aplicação das medidas da troika, Portugal está cada vez mais endividado e ainda nos dizem que somos O MÁXIMO (dos mínimos)…
Nós somos é geniais, mas sem génio: “vemos, ouvimos e lemos e temos que ignorar”

Sem comentários:

Enviar um comentário