(per)Seguidores

quarta-feira, 11 de julho de 2012

11 de julho – Nem de propósito, em defesa da Saúde…

Para assinalar o Dia Mundial da População, que pretende chamar a atenção para a importância das questões populacionais no contexto dos planos e programas de desenvolvimento, e a necessidade de encontrar soluções para estas questões, o secretário-geral da ONU pediu que se faça mais para ajudar aqueles que mais necessitam de acesso a cuidados de saúde reprodutiva.
“Apelo a uma ação concertada e urgente dos Estados-Membros [das Nações Unidas] para colmatarem a lacuna entre a procura e a oferta de cuidados de saúde reprodutiva.” Foi assim que Ban Ki-moon assinalou este Dia, que se comemora a 11 de julho, desde 1989.
“A saúde e os direitos reprodutivos são essenciais para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Investir no acesso universal à saúde reprodutiva é um investimento fundamental nas sociedades saudáveis ​​e um futuro mais sustentável”, acrescentou o secretário-geral das Nações Unidas.
De acordo com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo - 1994), o conceito de Saúde Reprodutiva implica que as pessoas possam ter uma vida sexual satisfatória e segura e possam decidir se, quando e com que frequência têm filhos.
Esta condição pressupõe o direito de cada indivíduo a ser informado e a ter acesso a métodos de planeamento familiar da sua escolha, que sejam seguros, eficazes e aceitáveis e, ainda, a serviços de saúde adequados, que permitam às mulheres terem uma gravidez e um parto em segurança e ofereçam aos casais as melhores oportunidades de terem crianças saudáveis. Abrange, também, o direito à saúde sexual, entendida como potenciadora da vida e das relações interpessoais.
Os cuidados a prestar em Saúde Reprodutiva constituem por isso, um conjunto diversificado de serviços, técnicas e métodos que contribuem para a saúde e o bem-estar reprodutivos. Para mulheres e homens ao longo do seu ciclo de vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário