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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Se a esmola é grande, até os ricos desconfiam…

Francisco Pinto Balsemão e Miguel Pais do Amaral voltaram a alertar para as consequências da privatização da RTP no mercado publicitário. Segundo o presidente da Impresa e fundador do PSD, "não haverá mercado para mais um ‘player' em televisão de sinal aberto".
Para Pais do Amaral, presidente não-executivo da Media Capital, outra das consequências poderá ser a perda de qualidade dos produtos televisivos. "[A privatização] vai dividir ainda mais o investimento publicitário e limitar os orçamentos das televisões, fazendo baixar a qualidade dos conteúdos, tornando as coisas mais complicadas para o sector", afirmou.
Já Guilherme Costa, presidente do conselho de administração da RTP não emite "considerações sobre a privatização enquanto gestor" da RTP. "A RTP está, desde 2003, em contenção de custos. Não conheço nenhuma outra empresa que tenha um plano de reestruturação financeira e o cumpra tão escrupulosamente como a RTP".
Quando se falava em privatizar a RTP, pensava eu que tinha a ver com o rigor e a independência da informação (que não havia e se queria implementar), com um serviço público ao serviço do público (que não havia e se queria implementar), com um entretenimento saudável e formativo (que não havia e se queria implementar), com um instrumento para a lusofonia (que não havia e se queria implementar) e com a oferta de uma companhia virtual a todos os portugueses, gratuita, já que se pagava uma “taxa moderadora”, por acaso igual para todos.
Mas, desconfiava que por isso (que já havia e se tinha implementado, com defeitos, é certo), entregar isto a privados seria privar os portugueses e os lusófonos desta benesse, quase direito… E enganei-me!
Também já sabia, que as outras estações de TV eram um negócio (não um serviço público) e que a sua oferta “gratuita”, assentava no mercado da publicidade de produtos, que já incluem no preço que pagamos por eles, uma percentagenzinha que cada um de nós paga. Grátis, uma porra!
Eis senão quando, um governo do Estado português, legitimado pelo povo, se lembrou de oferecer aos privados, esta coisa pública, que é a RTP, pública porque foi paga por nós todos durante mais de 50 anos, apesar de ser “vendida” e seguramente com muito lucro, para ajudar a pagar os calotes, embora haja ideologia pelo meio, que até deu origem a divergências na coligação governativa, a ponto de tal venda ser adiada sine die
E vem agora os donos das duas TV privadas, como qualquer esquerdista que se preze, renunciar a aceitação deste presente, mais desconfiados do que os pobres, quando a esmola é grande… Um diz que não haverá MERCADO para mais uma estação de televisão, o outro desconfia que o aumento da concorrência faria baixar a QUALIDADE dos conteúdos. Então a CONCORRÊNCIA, não estimula a QUALIDADE, dentro das leis do MERCADO? Sempre a aprender.
Há ainda uma terceira personagem que não quer dizer nada sobre a privatização da RTP, enquanto gestor da mesma, o que quer dizer que, como eu e a maioria das pessoas que votaram, ou não votaram no governo legítimo, ou simplesmente não votaram, também não concorda (é um palpite meu).
Resumindo, o povo não concorda(?), Paulo Portas (CDS-PP) não concorda, Balsemão (Impresa) não concorda, Pais do Amaral (Media Capital) não concorda e parece que só Passos Coelho (PPD-PSD) é que está com vontade de despachar a RTP, que assim fica em minoria.
Mas não houve, entretanto, um concurso para uma outra TV privada, que não chegou a ser conclusivo e que podia concorrer a esta privatização? Ou não há luz verde de quem realmente manda, como se nota pela notícia? Ou será que eu tinha razão quando há dias dizia aqui, que: Não há TESES tão resistentes, que resistam à CRISE!, a propósito de outro conceito neoliberal?
Para nós, portugueses e lusófonos, ainda bem que não nos querem comprar o que não queremos vender, mas cuidado que QUEM DESDENHA QUER COMPRAR, mas o mais baratinho possível!
À RTP, um conselho: melhorem a oferta e mandem a concorrência com as TV privadas à fava, até porque já são muito piores nos conteúdos…
Sirvam o Público, que bem merece e vai precisar!

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