(per)Seguidores

sábado, 2 de julho de 2011

O BPN foi assassinado! Autores continuam a monte…

A vida do BPN está em contagem decrescente. Ou é vendido até ao final de Julho ou perde a licença bancária. Uma coisa ou a outra já deviam ter acontecido. Mas o que ainda não aconteceu foi o mais importante: encontrar, e condenar, os culpados deste descalabro pago com dinheiro dos contribuintes.
Há poucos interessados no BPN. Com a marca desfeita e operando basicamente num mercado em recessão, a cadeia de balcões do BPN pode ficar para rede de "fast food". O Governo fez bem em nacionalizar o BPN em 2008. Devia ter feito bem em vendê-lo mais cedo. Não fez cedências e agora arrisca-se a ficar com todo o "buraco" para si. Ou seja: para nós. A conta é de pelo menos 2 mil milhões de euros.
Foi isto que nos custou a nacionalização do BPN. Foi isto que nos custou a ladroagem naquela casa. E isso é o mais revoltante desta história: é a impunidade de um processo repleto de nomes sonantes e de políticos eleitos.
O Governo fez o que tinha a fazer na nacionalização do BPN, mas o Estado falhou. Falhou antes dessa nacionalização, com uma supervisão que foi enganada e não fez muito por ser despertada. E está a falhar depois, ao não capturar os culpados deste escândalo. Oliveira e Costa está detido, em casa, é o único. Mas não foi o único a enriquecer à custa do nosso empobrecimento.
Pedro S. Guerreiro, Director do Jornal de Negócios
Gosto do que escreve Pedro Guerreiro e mais uma vez aqui fica a sua opinião sobre um assunto que mexe comigo e interferiu na vida de toda a gente (mais dos Funcionários Públicos) e com que estou de acordo na análise que faz.
Fica-me no entanto uma dúvida, que é de toda a gente (presumo) e que é a de saber a quantia exata que pagamos já e continuaremos a pagar por esta grande burla. Para além dos números adiantados e sempre cruzados entre o montante direto do Estado com o da CGD. Surgem-nos agora mais estas verbas, que nos baralham ainda mais.
Haverá alguém que informe os portugueses sobre os montantes finais, não só para sabermos o “risco que correm” os snipers que andam a monte, mas para sabermos se bateram o recorde de Alves dos Reis, para constarem no Guiness World Records?…

4 comentários:

  1. Os autores não andam a monte.Toda a gente sabe por onde andam mas assobiam para o lado.O Oliveira e Costa chegou para entreter os parolos.
    Os cães ladram mas a caravana passa.

    ResponderEliminar
  2. maria
    2 apanhei-os! Na verdade é uma vergonha e vamos a ver se a nova ministra, se for mulher de armas como dizem, vai ser trigo limpo, farinha amparo. Amparo, continuado...

    ResponderEliminar
  3. A ver vamos... temo que...
    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar
  4. Anabela
    Podes temer, sentada...
    Eles estão é nos montes alentejanos.

    ResponderEliminar