(per)Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um novo site para sabermos da nossa saúde

Porque pode e deve ser um serviço público ao serviço do cidadão, aqui fica a divulgação da notícia, o link e o convite à participação individual, para que o objetivo seja atingido.
Foi apresentado o primeiro portal de agregação de informação e conhecimento em Saúde: o Saudados.
Não obstante a importância significativa da área da saúde e ciências da vida, a informação disponível é em muitos casos difícil de obter, de acesso restrito, ou então está espalhada por diversas entidades, em muitos casos de forma confusa. A “JRS Pharmarketing” propôs-se a corrigir essa lacuna, através da criação de um site de utilidade pública, agregador de informação quantitativa e qualitativa, que permita ter uma visão aprofundada de todas as áreas que englobam este sector.
Procurando ser o mais abrangente possível dentro do sector da saúde, o Saudados está neste momento composto por 11 temas principais, dividindo-se estes por uma série de subtemas repletos de conteúdos explicativos, documentos e indicadores gerais. Além destes indicadores gerais, é possível, através do visualizador estatístico integrado, desenvolver uma série de análises adicionais, conjugar indicadores e fontes, nacionais e internacionais, em ambiente Web e de forma gratuita.
Considerando que as diversas alterações no meio envolvente têm vindo a causar confusão generalizada e frustração inerente à carência de informação fidedigna em saúde, justifica-se o interesse imediato da “JRS Pharmarketing” na criação de uma solução deste género, tendo-se aliado a um nome sonante da Saúde em Portugal: Adalberto Campos Fernandes, que assumiu o papel de consultor científico do projecto.
“A falta de uma linha orientadora e a babilónia que é a informação em saúde em Portugal foram as forças motrizes que fizeram andar este projecto, que pretende ser um portal de transparência e de interesse público”, disse José Ribeiro, managing partner da “JRS Pharmarketing”, na apresentação do portal.
Para Adalberto Campos Fernandes, o Saudados “é o primeiro passo na luta que temos vindo a desenvolver contra a opacidade na saúde”, e um instrumento para desmascarar “os mitos e pseudo-mitos” que povoam a informação sobre a saúde em Portugal. No entanto, Adalberto  Campos Fernandes deixa o aviso: este projecto “só terá sucesso se todos forem capazes de contribuir, acompanhar e monitorizar a informação”.
Também presente na apresentação deste projecto inovador esteve outro nome incontornável da Saúde em Portugal, o Professor Daniel Serrão, que falou da evolução da informação e conhecimento desde as origens do homem para realçar a importância da informação em saúde. “Este portal irá dar muita informação aos doentes, e quanto mais informação um doente tem, mais fácil se torna tratá-lo”, defendeu. No entanto, sublinhou, “é essencial que essa informação seja verdadeira, o que significa que tem de ser verificável”.
Como vai ser o Saudados
A informação constante no portal terá fontes diversas e actualizações periódicas (consoante o tipo de dados) e tem sido obtido através de uma combinação de desk e market research, assim como através de parcerias institucionais com as entidades públicas, privadas e profissionais e interessados em geral que possuam informação relevante. Durante os meses de desenvolvimento, foram feitos contactos com diversas entidades oficiais no sentido de divulgar o projecto e motivar os responsáveis a colaborar no desenvolvimento de conteúdos relevantes e de qualidade.
O Saudados pretende ser a fonte por excelência para assuntos relacionados com a área da saúde, tanto para pessoas com experiência como para aqueles com pouco conhecimento do sector. O público-alvo é, como tal, diverso:
- Empresas e empresários do sector que necessitem de fontes fidedignas ou informação sobre áreas que dominam menos;
- Empresas e empresários fora do sector que procurem informações sobre uma área sobre a qual não têm noção;
- Escolas, professores, alunos e outros membros do mundo académico que necessitem de dados e conteúdos para matéria curricular, projectos, etc.;
- Jornalistas e media em geral para suporte das suas peças jornalísticas;
- Profissionais de Saúde que necessitem de fontes fidedignas ou informação;
- Público em geral que queira saber mais sobre uma área ainda relativamente pouco transparente.
A gestão de projecto, planeamento estratégico, a recolha de conteúdos e design são responsabilidade da “JRS Pharmarketing”, sendo Francisco Andrade, gestor de projecto, sob a direcção de José Ribeiro. Todo o desenvolvimento foi feito em parceria com a Zona Parodoxal (ZPX), responsáveis pela arquitectura e implementação do Portal e das suas funcionalidades.
O Saudados “é um site de interesse público, é um projecto de cidadania activa”, disse o gestor do projecto. Até ao momento, o Saudados “é o resultado do esforço de um grupo de trabalho reduzido, que procurou criar uma plataforma o mais flexível possível, assim como recolher o máximo de informação possível”. Mas ainda há muito por explorar para dissecar o gigantesco universo da saúde em Portugal. “Esta é uma plataforma de parceria e, como tal, precisamos da colaboração de todos no sector da saúde para complementar a informação presente no portal, para que este possa cumprir o seu objectivo de acrescentar valor à sociedade”, disse. “A informação cruzada torna-se mais interessante. E esse é um dos pontos fortes deste portal”, concluiu.
O Saudados pelos olhos de personalidades do sector da Saúde em Portugal
Jorge Lemos, presidente e CEO da IMS Health Portugal, que esteve presente na apresentação do portal, considera o Saudados “um projecto extremamente inovador e interessante e que vai trazer um contributo muito grande para o conhecimento em termos do que sabemos do que passa na saúde em Portugal”. O responsável garantiu que “pela parte da IMS, vamos contribuir seguramente com toda a informação que tem carácter público e alimentarmos o Saudados para que ele atinja a sua plenitude num curto espaço de tempo”.
No entanto, Jorge Lemos considera que, para este projecto atingir os seus objectivos, tem de ser feita alguma pedagogia: “Portugal não é um país em que as pessoas tenham por tradição partilhar muito do que sabem ou do que têm. Teremos de fazer alguma pedagogia nesse sentido, para mostrar que, se todos contribuírem, o conhecimento em geral vai ser multiplicado e, dessa forma, todos saberemos mais”.
Também o Professor Daniel Serrão vislumbra a dificuldade que vai haver no que toca à partilha voluntária de informação com o Saudados: “O portal tem de ter muita capacidade para fazer a recolha dessa informação. Tem de ter a iniciativa, não pode estar à espera que a informação chegue até ele”, defendeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário