(per)Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Se ELA quer e a gente lhe deve, fazemos e pronto!

Os "países do sul" - pobretanas e preguiçosos
A chanceler alemã defendeu uma idade única de reforma e a unificação dos períodos de férias nos diferentes países da União Europeia. Ângela Merkel criticou os sistemas vigentes na Grécia, Espanha e Portugal, durante um comício da CDU.
“Não se trata só de contrair dívidas. Em países como a Grécia, Espanha e Portugal, as pessoas não devem poder ir para a reforma mais cedo do que na Alemanha”, afirmou. “Todos temos de fazer um esforço, isso é importante, não podemos ter a mesma moeda e uns terem muitas férias e outros poucas”, acrescentou a chefe do Governo Alemão.
No discurso aos apoiantes do seu partido, Merkel salientou que a ajuda alemã aos países do sul tem contrapartidas: “Não podemos simplesmente ser solidários e dizer que esses países podem continuar a agir como agiram até agora. A Alemanha está disposta a ajudar, mas só se os demais se esforçarem, e é preciso que demonstrem isso”, disse.
Por determinação do Governo de Merkel a Alemanha irá, progressivamente, aumentar a idade da reforma de 65 para os 67 anos, entre 2012 e 2029.
Já no que respeita às férias, a lei garante aos alemães um mínimo de 20 dias por ano, no entanto, mercê de acordos coletivos, este período é mais alargado em muitas empresas, tanto no setor privado como no público, chegando a ultrapassar os 30 dias úteis.
Em Portugal os trabalhadores podem reformar-se aos 65 anos e o primeiro-ministro, José Sócrates, tem vindo a afirmar, por repetidas vezes, que não será necessário aumentar a idade devido às reformas que já foram adotadas na segurança social.
O "Eixo" Berlim-Paris
O “Pacto para a Competitividade", desenhado por Berlim e Paris, à revelia dos outros parceiros da UE, defende uma harmonização das políticas sociais e fiscais na União Europeia, mas enfrentou uma forte resistência por parte da maioria dos outros países membros que se mostram agastados com a “dominação” do eixo Paris Berlim.
Já começa a cheirar mal esta designação, que deve ser pejorativa, de nos apelidarem de “países do sul”, como se diz “afro-americanos”, ou “árabes”, ou outra de muitas classificações rácicas, mas avancemos...
Há muito tempo que a nossa amiga Ângela Merkel estava calada, provavelmente por ter feito uma aposta com o nosso ministro das finanças. Mas mal abriu a boca, foi para criticar os sistemas vigentes na Grécia, Espanha e Portugal, para compensar as críticas que ouve dos partidos da oposição do seu país e dar a imagem de que quem manda em casa é ela…
E quando ELA diz que não podemos ter a mesma moeda e uns terem muitas férias e outros poucas (embora a notícia diga o contrário sobre as férias), devia fazer todos os esforços para uniformizar, não só estas duas áreas, mas todas, ou seja, os mesmos ordenados, as mesmas regalias sociais, a mesma fiscalidade, etc… Afinal só tem inveja do que nós temos(?) de “bom”?
Sobre a idade da reforma, assunto que deveria ser objeto de discussão séria, pelos especialistas em demografia, sociologia e gerontologia, para não sermos manipulados e ludibriados na idade da reforma, pelo menos ELA quer aumentar a idade da reforma de 65 para os 67, progressivamente, anos, entre 2012 e 2029, que não foi o que aqui se fez, porque foi para todos, ultrapassando direitos de contrato e por isso é que o nosso PM tem vindo a afirmar, por repetidas vezes, que não será necessário aumentar a nossa idade de reforma, embora quando ele o diz, não queira dizer nada…
Como se pode ver, Ela continua a mandar na UE e em cada país membro, saiba-se lá com que direito e apesar de a maioria dos outros países membros se mostrarem agastados com a “dominação” do eixo Paris-Berlim.
No passado, o conceito de PODER já foi considerado como proveniente dos DEUSES e foi caindo, caindo, até se reinventar a democracia, que dá ao povo essa delegação. Hoje, parece que o conceito de PODER é considerado como proveniente dos “deuses” das finanças, que esperamos que vá caindo, caindo, até se reinventar uma outra democracia, que devolva ao povo essa delegação… Vai demorar, não conhecemos os processos, mais havemos de lá chegar, porque o PODER É DOS CIDADÃOS!
Até lá, quem empresta manda e quem deve, deve obedecer, dizem os partidos do ARCO…

4 comentários:

  1. A generala manda e prontos! Que se vá catar!

    ResponderEliminar
  2. Ela quer... e eu também quero: que ela deixe de se armar em dona da Europa. "Quanto mais se sobe, maior é a queda" e parece-me que esta senhora e os seus acólitos ainda vão acabar mal.

    ResponderEliminar
  3. maria
    A generala ainda vai chegar a sargenta! Coitado do homem...

    ResponderEliminar
  4. Elisabete
    Quem não tem sequer maioria no seu país e quer mandar absolutamente nos outros países, ou não está boa da cabeça, ou nós (europeus) é que não estamos.
    Esperemos pela queda, mas temos que esperar por 2013. Em 2012 era o Sarkosy, mas há sempre um Kahm que ferra onde não deve...

    ResponderEliminar