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quarta-feira, 4 de maio de 2011

Criatividade, inovação e empreendedorismo(?)

"Jeune Tahitienne" - Paul Gauguin
Uma das raras esculturas de Paul Gauguin, um busto em madeira, foi vendida por 11,2 milhões de dólares (7,57 milhões de euros) num leilão em Nova Iorque, o que constitui um recorde para uma escultura deste autor.
A obra intitulada "Jeune Tahitienne" (Jovem Taitiana) estava calculada pela Sotheby's entre 10 e 15 milhões de dólares. Representa a cabeça de uma jovem com grandes brincos e colares de corais ao pescoço.
A escultura foi executada durante a estada de Gauguin no Taiti, entre 1890-1893, período de que restam poucas esculturas.
De acordo com a Sotheby's, o anterior recorde de venda para uma escultura de Gauguin foi de 1,4 milhões de dólares.
Neste primeiro grande leilão de Primavera em Nova Iorque foi também vendido um quadro de Picasso "Femme lisant" (Mulher a ler), por 21,3 milhões de dólares (14,4 milhões de euros), um pouco abaixo das previsões que apontavam para 25 a 35 milhões de dólares.
Eu próprio já entendi há muito, que falar de Arte e sobretudo da Arte na Educação, é chover no molhado e pronto! Mas também não é por isso que deixarei de falar, quando a oportunidade surge, deste tema e desta orientação educativa, como é o caso.
Sobre Arte, a formação de 99% das pessoas é básica e nenhuma, mas não há ninguém que não omita opinião sobre qualquer obra/objeto considerado como tal, pela simples e grande razão porque essa obra/objeto mexe com os seus sentimentos… E daí a necessidade de incluir a Arte na Educação, para que os sentimentos sejam incluídos na formação das pessoas, exercitando-os no domínio dos mesmos, seja na leitura, seja na comunicação dos mesmos.
"Estou seguro de que o que está errado no nosso sistema educativo é precisamente o nosso hábito de estabelecer territórios separados e fronteiras invioláveis; e o sistema que proponho (...) tem por único objectivo a integração de todas as  faculdades biologicamente úteis numa única actividade orgânica. Afinal não faço distinção entre ciência e arte, excepto no que respeita aos métodos, e julgo que a oposição criada entre elas no passado se deveu a uma visão limitada de ambas as actividades. A arte é a representação, a ciência a explicação - da mesma realidade." Herbert Read, "A educação pela arte"
Mas para além de tudo que possa ser dito e pode, mas aos poucos, há uma justificação que hoje se entende melhor, quando se olha para a Arte como um negócio, e dos melhores, para quem tendo dinheiro não o quer investir na produção de bens para a sustentação da sociedade em que vive e que lhe facultou a oportunidade de amealhar.
Como se vê, a Arte até dá muito dinheiro, mas como nos produtos agrícolas, ou da pesca, o lucro não vai para o “artista”, mas para o(s) intermediário(s)… O que significa que, a Arte também é Economia e até seria uma razão para se investir neste setor, a começar pela formação.
"O que transforma o mundo é o conhecimento. (...) Só o conhecimento é capaz de mudar o mundo, deixando-o, ao mesmo tempo como ele é. Quando olhamos para o mundo com conhecimento, concluímos que as coisas são imutáveis e, contudo, em perpétua transformação. (...) Do casamento entre o belo e o conhecimento nasce algo (...) a que as pessoas chamam arte."  Yukio Mishima, "O Templo Doirado"
Entretanto, continue-se a apostar na Matemática, na Ciência e na Literacia, que chegaremos sempre até onde já chegamos, que é a lado nenhum...
Eugène-Henri-Paul Gauguin (1848 - 1903) foi um pintor francês do pós-impressionismo.

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