(per)Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agora “A BANCA SOMOS TODOS NÓS”

”O beijo de Judas”, pintura anónima do século XII
Entre os principais bancos portugueses, o BES deverá ser aquele que terá mais dificuldades em cumprir com os novos rácios exigidos pela troika à banca portuguesa e os analistas apontam que precisará de entre 400 e mil milhões de euros.
Apesar das dificuldades, a necessidade do BES será corrigida "facilmente" com a alienação de activos ou a venda de carteiras de créditos, afastando o banco do fundo de 12 mil milhões de euros disponibilizado pelo empréstimo externo.
O Banco de Portugal acredita que a maioria dos bancos vai cumprir com estes critérios sem recorrer a ajuda estatal.
João Pereira Leite, do Banco Carregosa, coloca as necessidades do BES em 500 milhões para este ano e 1.050 milhões até 2012. Até 2012, o BCP deverá precisar de 550 milhões se o aumento de capital em curso for "bem sucedido", o BPI de 250 milhões e a CGD de 100 a 150 milhões.
João Pereira Coutinho conclui que "as necessidades dos bancos são inferiores a 3 mil milhões, pelo que os 12 mil milhões são suficientes".
Pelos vistos, a troika enganou-se nas contas (só no que respeita à Banca) e ainda bem, porque só vamos ter que doar 3 mil milhões de euros aos bancos à rasca, em vez dos 12 mil milhões que estavam calculados.
A serem rigorosos, em vez dos 15% da nossa “ajuda”, só precisarão de 3,84%, o que nos diminuirá as medidas de austeridade em 11,16%, o que já não é mau e para muitos até será bom, se…
Ou os 8 mil milhões que sobram são para o BPN, para pagar o assalto do passado, os prejuízos do presente e a falência futura?
A mim ao que me cheira, é que os banqueiros ficaram tão “envergonhados” neste novo e generalizado papel de pedintes, que se viram obrigados a arranjar uma justificação “técnica”, com o mesmo espírito otimista do nosso PM.
Esta e as outras medidas que os “técnicos” da troika descobriram para salvação do nosso reino, faz-me lembrar aquele pároco, que ao anunciar grandes e caras obras para a sua igreja e sendo interpelado por um paroquiano, para dizer que era preciso muito dinheiro para tanto, lhe disse:
- O dinheiro não é problema, não se preocupem!
- E onde é que ele está? – perguntou o paroquiano.
 ORA, NO VOSSO BOLSO!
Ulrich está agradecido a quem fez cair o Governo 
Deo gratias!

4 comentários:

  1. Não terá sido só nas contas que a Troika se terá enganado, Miguel.

    Já agora a analogia do diálogo está fantástica.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Apesar de os comentadores e comedores de opiniões gabarem o trabalho de 3 gajos em tão poucos dias fazerem um programa de salvação, deve deixar toda a gente com a pulga atrás da orelha... Se eles fossem tão bons e capazes de fazer programas eleitorais, abriam uma loja e não faltavam partidos por esse mundo fora a encomendar aos magotes. Tinham é que ter PODER...

    ResponderEliminar
  3. Esse fulaninho do BPI até se queixou que os bancos foram os mais prejudicados na negociação!! Que grande lata! Vai-te catar ó Ulrich.Vai trabalhar para as estufas 12h por dia a ganhar o salário mínimo para veres o que é bom para tosse! Cambada!

    ResponderEliminar
  4. maria
    Têm deixado este sr. meter-se pela política, ele e outros banqueiros e afinal estão com as calças na mão e somos nós que agora temos que as segurar (às calças) para não ficarem desnudados e se ver o tamanho (da dívida)...

    ResponderEliminar