(per)Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

1 dia antes do 1º de maio, chegou-nos a prenda!

O 2º submarino da Marinha portuguesa, comprado ao German Submarine Consortium, através da Man Ferrostaal, chegou durante a manhã à Base Naval de Lisboa. O “Arpão” e o “Tridente”, entregue em agosto do ano passado, custaram ao Estado português cerca de 1.000 milhões de euros. Os novos submarinos deram origem a duas investigações: uma sobre a compra dos navios, outra relativa às contrapartidas que Portugal teria de receber.
O Ministério Público acusa 10 gestores (portugueses e alemães) de burla qualificada e falsificação de documentos. O processo prende-se com as contrapartidas financeiras definidas no contrato de aquisição dos 2 submarinos, que definia que o consórcio alemão devia dar contrapartidas, sob a forma de oportunidades de negócio a empresas portuguesas, no valor de 1,2 milhões de euros. No entanto, a investigação concluiu que os negócios dados como contrapartidas, de facto não se verificaram.
O “Arpão” possui "capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície".
Este deve ter sido o 1º negócio privado, em que o governo dos vendedores interveio junto do governo comprador, obrigando este a fazer o pré-pagamento das carcaças, o que veio a aumentar o nosso défice de 2010… Ainda se as contrapartidas se concretizassem, talvez ficássemos a ganhar, mas parece muita areia…
É mais do que notória a falta que tínhamos destes aparelhos, que fazem muita falta no Aquário Vasco da Gama (um) e na Barragem do Alqueva (outro), no primeiro caso para visitas guiadas e no segundo para os espanhóis verificarem a qualidade da água para rega…
Mas ainda bem que o presente chegou a tempo das comemorações do 1º de Maio, para se perceber que o dinheiro não dá para tudo. Ou se compram submarinos, ou se dá mordomias aos trabalhadores…
O “Arpão” é capaz de lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e tem capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície. E os trabalhadores? Nem arranjam trabalho, nem dão tanto trabalho aos advogados e aos tribunais…
Claro que se 1 submarino compromete muita gente, 2 submarinos comprometem muito mais. Vejam só:

2 comentários:

  1. clap... clap... clap...Que felicidade a nossa!

    ResponderEliminar
  2. maria
    Não me diga que não gostou da prenda...
    Também juntar submarinos, dia do trabalhador, dia da mãe, da beatificação de Paulo II, a morte de um filho do Kadahfi e 3 netos e a guerra entre o PS e PSd... é muito para um dia só!

    ResponderEliminar