(per)Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

Uma novela real, que abanou um Império

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, PJ Crowley, apresentou hoje a sua demissão, depois de ter considerado “estúpida” e “ridícula” a forma como está a ser tratado o suspeito da fuga de informação que está a ser revelada pelo site Wikileaks.
PJ Crowley assume, em comunicado, total responsabilidade pelo impacto das suas declarações e pelo mal estar que causaram e a Secretária de Estado, Hillary Clinton, já aceitou a demissão do seu porta-voz, mas lamentou o sucedido.
Bradley Manning encontra-se detido numa base da Virginia e os seus advogados acusam as Forças Armadas de maus tratos.
Manning passa 23 horas por dia fechado na sua cela. É obrigado a dormir despido e é acordado várias vezes durante a noite como medida de precaução para evitar o suicídio, alega o Pentágono.
Se um alto responsável americano diz o que disse, é porque sabe, e se acha que é ridículo e estúpido o tratamento dado ao “bufa”, é porque é mesmo ridículo e estúpido esse tratamento.
Para quem está de fora como nós, 1 hora fora da sela, dormir despido e ser acordado várias vezes durante a noite, é mesmo estúpido, ridículo e não tem outro nome se não TORTURA. Assim o Homem não se suicida, mas ou fica “apanhado” ou morre dos cuidados…
Já há vários movimentos a favor do soldado Manning.
Bradley Manning, o soldado de 23 anos, suspeito de ter dado à WikiLeaks documentos diplomáticos norte-americanos, é um “herói sem igual”, disse Julian Assange. “O facto de estar há 10 meses em isolamento na prisão é um tratamento abusivo” considerou o fundador do site.
Assange disse ainda que, "quer as acusações sejam provadas ou não, ele é o preso político norte-americano mais importante”. "Se as acusações forem verdadeiras é um herói sem igual”, sustentou, concluindo: "Vejam o que se passa no Médio Oriente depois dos documentos que divulgámos”.
Washington está a estudar meios de processar Assange por espionagem.
Se para Assange o soldado Manning é um herói, só se for por ser soldado americano (nos EUA só os soldados são heróis), mas também não se pode ir tão longe na classificação, a não ser se realmente houver relação causa/efeito entre as divulgações do Wikileaks e as mudanças no mundo árabe (para já).
Um juiz britânico aprovou hoje a extradição de Julian Assange para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, podendo ser extraditado posteriormente para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem.
Julian Assange nega as acusações de crimes sexuais, que diz terem sido "fabricadas" para tirar de circulação milhares de documentos comprometedores para os Estados Unidos, que têm sido divulgados pelo Wikileaks.
Realmente, não será coincidência demais ir buscar umas “violações” de 2 suecas há uns anos atrás (logo 2) e ser possível fazer-se a extradição da Suécia para os EUA, para lá julgarem o homem?
Quem devia e costuma ser julgado e punido nestas situações são os responsáveis máximos pelos serviços, ou instituições. E quem são e onde estão? Lá como cá? Mas estamos a falar de um Império…

Sem comentários:

Enviar um comentário