(per)Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

MICROCRÉDITO ganha crédito na banca internacional

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, inaugurou em Farim, norte do país, o primeiro banco de crédito que vai apostar na promoção dos camponeses, sobretudo as mulheres guineenses na luta contra a pobreza.
O banco, localmente designado Caixa de Crédito e Poupança Agrícola, é constituído por capitais senegaleses e vai ser instalado em todas as regiões da Guiné-Bissau, sendo que Farim, no norte, foi a primeira zona a receber a instituição.
A seguir a Farim, localidade situada a escassos 35 quilómetros do Senegal, Bissau e Gabu são as regiões onde o banco designado será instalado.
Uma cooperativa agrícola e 7 de camponeses do município do Huambo, filiados à União Nacional dos Camponeses de Angola (UNACA), beneficiaram hoje de instrumentos de trabalhos e fertilizantes, no âmbito do programa de concessão de microcrédito de campanha de combate à pobreza gizado pelo Banco Sol.
Os beneficiários receberam instrumentos de trabalho, sementes diversas e fertilizantes, avaliados em 22.980.334 kwanzas, disponibilizado pelo Banco Sol.
O programa de microcrédito está em curso no Huambo desde novembro de 2010 e já beneficiou 2.562 camponeses de Caála, Bailundo e Londuimbali, com o capital aplicado de 351.000.000 de kwanzas.
O presidente da comissão executiva do Banco Sol lembrou que a instituição bancária se instalou no mercado angolano há 10 anos, para contribuir no combate à pobreza, com a concessão de microcréditos aos agricultores, visto que só deste modo se pode elevar a qualidade de vida das populações.
O microcrédito é um pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que não têm acesso ao crédito bancário, mas querem desenvolver uma actividade económica por conta própria e, para isso, reúnem condições e capacidades pessoais, que antecipam o êxito da iniciativa que pretendem tomar.
O microcrédito tem a aparência de um pequeno crédito, que o é, mas é muito mais do que isso. Não basta ser pequeno para que o crédito seja microcrédito. Para que o seja tem que, adicionalmente, respeitar os seguintes pressupostos:
·        Quanto aos destinatários: são pessoas, que não têm acesso ao crédito bancário normal e desejam realizar um pequeno investimento, tendente à criação de um negócio através do qual pretendem criar o seu próprio emprego;
·        A iniciativa de investimento a que se propõem tem virtualidades para se poder vir a transformar numa actividade sustentável, capaz de gerar um excedente de rendimento e garantir, o reembolso do capital emprestado;
·        Tende a ser ilimitado o crédito de confiança estabelecido entre os empreendedores e a ANDC e vice-versa; estabelece-se uma espécie de contrato de confiança entre os microempresários e a ANDC;
O processo do microcrédito não consiste apenas na atribuição do crédito; os candidatos têm a garantia de apoio na preparação do dossier de investimento e, após o financiamento, na resolução dos problemas com que se possam confrontar com o desenvolvimento do negócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário