(per)Seguidores

domingo, 21 de julho de 2013

A todos os PIIGS, igual ração. É a Ideologia, estúpido!

FMI, agências de rating e OCDE avaliam com pessimismo situação da economia italiana. Desemprego, dívida pública e crescimento negativo são desafios para a nova coligação de governo. Excesso de burocracia agrava o problema.
A crise económico-financeira na União Europeia começa a atingir algo sagrado para a maior parte dos europeus: as tradicionais férias de verão, em julho ou agosto.
Desemprego e crescimento negativo
Não só as férias canceladas contêm o entusiasmo dos europeus neste verão. Segundo o prognóstico de crescimento OCDE divulgado, o desemprego em muitos países da UE em crise tende a crescer no próximo ano. Para a Itália, a projeção é de 12,5% e entre os jovens, o desemprego deverá ultrapassar os 25%.
Na semana passada, o FMI já corrigira de -1,5% para -1,8% o seu prognóstico de crescimento económico na Itália em 2013. Em compensação, para o próximo ano, o FMI prevê uma melhoria na economia do país, que deverá crescer 0,7%.
"O fundo do poço deve ser atingido em 2014. Depois é possível que a tendência seja ascendente", torce Norbert Pudzich, diretor-gerente da Câmara de Comércio teuto-italiana, com sede em Milão.
"Sob observação oficial"
A agência de classificação de risco Standard & Poor's é menos otimista, pois na última semana baixou o rating de crédito da Itália. Enquanto isso, crescem os juros para os títulos públicos com prazo de 10 anos: a taxa é de 4,5%, quase 1% mais elevada do que em maio.
No entanto, graças à promessa do Banco Central Europeu (BCE) de que comprará títulos italianos se necessário, os custos das novas dívidas estatais do país estão bem mais baixos do que há um ano atrás.
A crise, entretanto, não está superada, adverte Pudzich, e são necessárias reformas. "A crise está aí, enquanto mudanças substanciais não forem realizadas", comentou o diretor da Câmara teuto-italiana. Segundo ele, no momento, os mercados financeiros estão contidos em relação à Itália. Contudo, ao comentar o recente rebaixamento, a Standard & Poor's avisou que as especulações contra o país poderão aumentar.
Ao registar essa avaliação, o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, admitiu à imprensa nacional que o país – afinal de contas, a 3.ª maior economia da zona do euro – encontra-se sob "observação especial".
Medidas concretas adiadas
Após 2 meses de mandato, a grande coligação governamental da Itália adapta-se lentamente à realidade. O atual governo é formado pelos esquerdistas liderados por Letta, o direitista Silvio Berlusconi, e o professor de economia Mario Monti, com o pequeno partido liberal Escolha Cívica (SC). Para Norbert Pudzich, essa pressão também tem um lado bom. "O seu efeito vai ser positivo. Vai seguramente tornar mais objetivo o clima no Parlamento e, no final das contas, levar a um processo de reforma. Este provavelmente não acontecerá à velocidade que desejam os que estão de fora. A longo prazo, a situação vai melhorar."
O ex-primeiro-ministro Monti alertou para o perigo de que o país recaia na velha ineficiência: "Não se pode dar nenhum passo atrás".
O novo ministro italiano das Finanças, Fabrizio Saccomanni, prometeu que não elevará os impostos e, ao mesmo tempo, dedicará mais verbas de incentivo à economia. Como pretende realizar esse plano, só se saberá depois das férias de verão. Até lá, o governo Letta adiou o já aprovado aumento do IVA e suspendeu a controvertido imposto predial sobre imóveis habitados pelo proprietário.
Caos burocrático e tributário
Os problemas da Itália são anteriores à atual crise económica. "Aqui temos um excesso de burocracia", reclama Norbert Pudzich. "Sobretudo nos níveis regional e local, temos uma administração pública que nem sempre funciona a contento. Nesse ponto são necessários esclarecimentos e diretrizes por parte do governo em Roma."
Além disso, o especialista em assuntos teuto-italianos queixa-se de que a carga tributária das empresas seja tão alta, e o sistema tributário italiano muito complicado e pouco transparente.
Tanto o Estado como as empresas do país cultivam uma ética de pagamentos muito frouxa. Ambos só pagam as suas dívidas com grande atraso. O ministro Saccomanni quer atacar pelo menos esse problema, e anunciou que o Estado vai saldar rapidamente as suas contas em aberto. Assim, espera injetar mais dinheiro no setor empresarial e no circuito económico, gerando maior procura.
Controlo do endividamento
A Comissão Europeia salvou a Itália de um processo de défice. Em Bruxelas, Olli Rehn, o comissário da UE para assuntos económicos e monetários, aposta que o país conseguirá manter o seu novo endividamento abaixo da marca de 3% do PIB, tanto neste como no próximo ano.
No entanto, a dívida total italiana segue crescendo, e já chega a 130% do PIB – enquanto o valor médio entre os países que adotam o euro como moeda é de 90%. E isso embora os tratados europeus prevejam um máximo de 60% do PIB.
Indagado se a Comissão Europeia pretendia impor novas medidas de austeridade ao governo italiano, caso o endividamento ultrapasse os limites previstos, o porta-voz do órgão apenas declarou: "Não sei de nada a respeito".
O diagnóstico feito a cada um dos PIIGS é coincidente, apesar de todas as diferenças de todo o tipo, a começar pelas culturais até às circunstanciais. Mesmo com as diferenças, que deveriam diversificar as respetivas terapias (caso os alquimistas fossem sérios), são motivo para o mesmo remédio ou ração, que  dá origem, “obrigatoriamente”, aos mesmos efeitos, por razões ideológicas (apesar da incompreensão do “nosso” PM ou por isso):
O aumento dos impostos indiretos e dos diretos, como o IVA e o imposto sobre a propriedade privada (IMI), atingem montantes que não correspondem ao retorno dos benefícios (sem nada de ideológico?);
A carga tributária sobre as empresas sobe até à asfixia, o preço da energia e a falta de crédito obriga-as ao encerramento (sem nada de ideológico?);
O desemprego, em geral, nos países da UE em crise, cresce, cresce e cresce mais no próximo ano (sem nada de ideológico?);
O desemprego jovem aumenta ainda mais, na proporção direta do tamanho do “resgate” (sem nada de ideológico?);
O Estado e as empresas pagam as suas dívidas com grande atraso, retirando dinheiro do setor empresarial e do circuito económico (sem nada de ideológico?);
Os salários são reduzidos, para eficácia da competitividade e atração de investimento, reduzindo a procura interna e fechando empresas (sem nada de ideológico?);
O investimento não é conseguido, apesar das condições de competitividade (sem nada de ideológico?);
Os prognósticos de crescimento económico são e serão negativos, atrasando sempre, ilusoriamente, a recuperação para o próximo ano (sem nada de ideológico?);
A dívida total não para de aumentar e chega e ultrapassa os 130% do PIB (sem nada de ideológico?);
As taxas e os montantes dos juros dos títulos públicos, seja qual for o prazo, oscilam dia a dia, subindo sempre (sem nada de ideológico?);
No fim de tudo, a crise não está superada nos países com “ajuda” e os países que “ajudam” vão enriquecendo ao ritmo do empobrecimento dos PIIGS (sem nada de ideológico?);
Os especuladores vão aumentando as investidas contra os países “ajudados”, centralizando as preocupações dos governos que “ajudam” no “combate” aos “homens invisíveis" (sem nada de ideológico?);
Com tais negativos e irracionais resultados à vista, fruto das medidas de austeridade impostas e seguidas, se se pergunta a Bruxelas se para “melhorar” haverá mais do mesmo, a resposta é: “Não sei de nada a respeito” (sem nada de ideológico?)… Nem a respeito de nada, nem com respeito pelos cidadãos… É a ideologia, estúpido!
E vem Mario Monti (que não deu conta do recado, ou deu e foi rejeitado?) dizer que: “Não se pode dar nenhum passo atrás”. Porque à frente está o abismo?
Quem não pode recuar? E porquê? Por causa da ideologia, estúpido?
E nós por cá? Siga a dose! Porque somos estúpidos ou é a ideologia estúpida? 

Sem comentários:

Enviar um comentário