(per)Seguidores

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estes Prémios Nobel de Economia são uma vergonha!

O Prémio Nobel da Economia de 2010 e natural do Chipre, Christopher Pissarides, disse, que a “austeridade não nos leva a lado nenhum e está apenas a fazer-nos regredir nas nossas relações na Zona Euro e na forma como funcionam as nossas economias”. “O resto do mundo está a sair da crise e a preparar-se para novos desafios. Olhem para os EUA e a Ásia e até para os países da Europa que não pertencem ao euro”, acrescentou Pissarides.
“Vão aperceber-se que são comentários zangados. Tento esconder a minha raiva, mas estou extremamente zangado como cipriota. Isso transparece”, explicou.
Christopher Pissarides afirmou que a taxa sobre os depósitos bancários, aplicada no âmbito do resgate cipriota, é uma “solução terrível” que demonstra como “é má ideia ter o dinheiro na Europa”, deixando um exemplo: “se o meu banco tem lucro vai parar à mão dos accionistas. No meu país dois bancos não tiveram lucros e agora temos de pagar os prejuízos. Quando tiveram lucro não me deram mais juro, porque hei-de pagar o prejuízo agora?” “Foi uma solução terrível e espero que não se repita”, insistiu.
“Das duas, uma: ou colocamos um ponto final na moeda única ou as principais potências europeias devem envidar todos os esforços para criar políticas que promovam o crescimento e o emprego”, frisou, juntando a sua voz aos que defendem uma UE e uma zona euro mais empenhadas no combate ao desemprego, depois de vários anos – e resgates – focados no equilíbrio das dívidas soberanas, das contas públicas e dos equilíbrios orçamentais.
Christopher Pissarides desmente o que a Alemanha tem dito e sublinha que foi aquele país e o FMI que quiseram impor uma taxa sobre os depósitos bancários no Chipre.
“A forma como eles lidaram com os bancos foi: num dia tomaram uma decisão, no outro dia mudaram de ideias, depois voltaram para trás, e depois disseram que foi o governo cipriota que sugeriu o que é completamente falso. Eu fiz parte das negociações e posso garantir que foram a Alemanha e o FMI que sugeriram a taxa sobre os depósitos e foram eles que concordaram que os depósitos abaixo de 100.000 euros deviam ser taxados e que foram os cipriotas que o rejeitaram”, refere Christopher Pissarides.
O Nobel da Economia em 2010 afirma taxativamente que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, mentiu quando disse que foi o Chipre que sugeriu a taxa: “É completamente falso o que estão a dizer”, frisa.
Não deixa de ser notória a simplicidade comunicativa de um Nobel da Economia, comparando-a com a do “economês” usado pelo nosso mau “bruxo mau”, para impressionar os papalvos e travestir a sua incompetência. Mas o mesmo acontece com todos os outros Nobel, que para além da linguagem, tem ideias contrárias às do nosso tarólogo de serviço…
E no caso em questão, Pissarides até se dá ao direito de esconder a raiva, mostrando estar apenas zangado e dizendo o que qualquer um de nós, ignorantes na matéria, está farto de dizer: “Se os bancos dividem os lucros apenas pelos seus acionistas, por que terão os depositantes de pagar os prejuízos?”. Básico e irrefutável, mas o contrário é que tem dominado o pensamento e a ação de todos os governos da UE e Eurozona, em nome do “vivemos TODOS acima das nossas possibilidades”, confiscando apenas ALGUNS, a torto e a direito.
E é mais um a juntar-se à plêiada crescente dos que sentenciam que ou se acaba com o Euro ou os que estão a mamar à sombra do mesmo fazem alguma coisa para reduzir a austeridade nos países “resgatados”, promovendo políticas para o crescimento e o emprego, já que a realidade mostra o fracasso das medidas impostas. Tout court!
E pondo os nomes aos bois, o Nobel 2010 denuncia o que testemunhou nas negociações para o “resgate” do Chipre, em que foi interveniente, imputando à Alemanha (pois claro!) e ao FMI (inconsistente!) a autoria e a imposição do plano de confiscação dos depositantes dos bancos. E chamou MENTIROSO a Saüble. E ficamos a pensar quantas vezes mais não terá este indivíduo mentido, para levar os euros para os cofres do seu país…
A esta hora, já o porta-voz do “impedido” do mentiroso terá anunciado mais confiscos, mais infrações aos direitos constitucionais, mais austeridade, mais recessão, com base em mentiras (como a dos Swaps) que o grande Mestre lhe incutiu… Espera-se que estes cortes, sejam de novo levados ao crivo do Tribunal Constitucional, porque são os mesmos, repartidos por 13 meses e não deve valer fazer fintas aos juízes…Espera-se!
Estes prémios Nobel de Economia devem ser realmente mal atribuídos, pela simples razão de os aprendizes de governantes, economistas, fazerem o contrário do que eles preconizam, baseados nos conhecimentos que aqueles transmitiram aos professores destes magarefes…
Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário