(per)Seguidores

sábado, 23 de fevereiro de 2013

14.ª Correntes d’Escritas – 2.ª mesa

“De que armas disporemos, se não destas que estão dentro do corpo.” Esta frase é de Hélia Correia, na obra A Terceira Miséria, vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa, e foi o tema da 2ª Mesa do Correntes d’Escritas. Luís Cardoso, Jesús del Campo, Helena Vasconcelos, Maria Teresa Horta e Miguel Miranda foram os escritores participantes.
“Convoco os meus antepassados para que a voz não me trema e possa dizer as palavras que dão forma ao texto, as palavras das mulheres que ficaram nas cidades entregues a si próprias quando os maridos partiram para as montanhas iniciando uma viagem de circum-navegação, tão trágica, mas com um final tão feliz”, começou por ler Luís Cardoso. A sua intervenção, emocionada e poética, prendeu o público da primeira à última palavra do autor timorense.
Helena Vasconcelos anunciou: “vou falar de poesia e da força da poesia” e explicou que “Aristóteles compôs o primeiro tratado de teoria literária e dá-nos uma visão daquilo a que ele chamava poesia. Esta obra tem sido alvo de infindáveis discussões porque foi composta em resposta à ideia de poesia de Platão, que argumentava que a poesia era a mera representação das aparências. Creio que Platão era um fantástico agente provocador”.
Jesús del Campo disse que “o tempo desvanece as imagens. As palavras lutam por lhes dar forma” e falou sobre a vida da cantora canadiana Joni Mitchell.  
Mas, afinal, indagava Miguel Miranda, “qual a força da poesia, o que representa, de onde vem e para onde vai? E, já agora, que vivemos numa sociedade utilitária, para que serve? A poesia vem do cérebro, como afirma Freud? Do corpo, que segundo Hélia Correia dispõe das armas do pensamento que nos leva a resgatar a ideia da polis? Do coração, desse órgão vital e palpitante que representa a vida esfusiante, como reclamavam os românticos? Será só dos dedos ágeis dos poetas e das poetisas?”, questionou. “A poesia deve provocar a catarse”, um processo de que fala Aristóteles e que se supõe ser aquilo a que se chama purga. “E que felizes seríamos nós, se os políticos contemporâneos, que se impõe a nós com violência cega e sem freio, lessem as palavras justas e certeiras de Maria Teresa Horta e Hélia Correia, por exemplo. Que bom seria se os fracos legisladores de agora trocassem a dose maciça de austeridade, a carga feroz sobre as nossas costas, por doses maciças de poesia que nos purgassem definitivamente”, desabafou.
“Que armas são estas, de que dispõe o meu corpo, no interior do meu corpo, em si mesmo, arma e risco e indissociáveis entre si? Que armas são estas do meu desassossego? Quando publiquei o meu primeiro livro o meu pai disse-me: colocaste uma arma no peito apontada a ti própria. Desde então, a escrita passou a ser a arma de me salvar dentro do meu corpo”, disse Maria Teresa Horta. Dividido em 4 partes, o texto da poeta – trabalhado durante 2 semanas – arrancou aplausos do público, visivelmente comovido com as suas palavras. E foi à escritora que o público quis colocar questões no final desta 2ª mesa: “o Prémio D. Dinis, para mim, enquanto poeta, foi o prémio que mais gostei de receber na minha vida. Não o recebi das mãos do primeiro-ministro. É diferente do que alguns autores fazem, que não recebem nada, seja de quem for. Comigo não foi isso que se passou. Eu não recebi o Prémio das mãos do primeiro-ministro. E não recebia nada. Nem uma côdea de pão se estivesse a morrer de fome”, declaração que agradou ao público, que aplaudiu Maria Teresa Horta.
“A poesia é um ato supremo revolucionário, mesmo em tempos de paz, mesmo em tempos de júbilo. Continuo a achar que a poesia é a palavra suprema. Os poetas são os alquimistas do futuro. Enquanto os alquimistas transformavam em ouro, o poeta transforma em sonho. Sem sonho não se pode viver. Sem sonho não se pode construir a liberdade. Então, o que fazem os poetas em tempos de crise? São poetas. A poesia é uma arma mortífera para os ditadores”, sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário