(per)Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

Governo diz-se INCAPAZ de gerir Segurança Social!

O primeiro-ministro estima que quando atingir a idade da reforma o valor da sua pensão seja "sensivelmente metade" do que seria sem as alterações introduzidas pelo anterior Governo socialista no sistema de Segurança Social.
Sobre o futuro do sistema de Segurança Social, Passos Coelho defendeu que o caminho passa pela introdução de "um pilar privado para efeitos de financiamento das reformas", tendo como base a aplicação de um “plafond” mais baixo às pensões a serem pagas pelo sistema público.
"Isso está inscrito no programa eleitoral do PSD" e "esse deve ser o caminho para o futuro. Isso acontece em outros países e acontece aqui ao lado em Espanha", declarou.
Com esse novo sistema, de acordo com o líder do executivo, "qualquer que tenha sido a carreira contributiva, os pensionistas sabem que não obterão da Segurança Social uma pensão superior a um determinado valor e que, portanto, devem fazer aplicações (geridas ou não pelo Estado), de forma a terem uma pensão mais generosa do que está estabelecida".
Já nos vamos habituando às ideias falaciosas de PPC, provavelmente com boas intenções, mas seguramente por limitações técnicas e uma crença no dogmatismo ideológico.
Qualquer gestor político dos interesses dos seus eleitores e concidadãos, não poderá ter outro obetivo que não seja a defesa dos seus direitos e dos seus investimentos, fazendo as contas necessárias para que a tal sustentabilidade seja o paradigma.
Quando o PM vem palpitar (sem qualquer estudo que o sustente) que o valor da sua pensão e a de todos os trabalhadores e contribuintes para a Segurança Social seja reduzida para metade da de 2007, devia ficar preocupado com isso, mas prefere dizer que tal se deve a alterações introduzidas no sistema de Segurança Social pelo Governo anterior, em vez de se empenhar e anunciar a anulação dessas alterações e a sua retificação, cuja competência está atribuída a qualquer governo capaz e sério.
Mas contrariando-se, como faz parte do seu discurso, Passos Coelho vem defender que o futuro da Segurança Social passa pela entrada dos privados no sistema, para complementarem as reduções anunciadas e forçadas por ele próprio. E é ele próprio a dizer que tal estratagema até está inscrito no programa eleitoral do PSD e que esse deve ser o caminho.
Cabe perguntar, se afinal as reduções das pensões são fruto das medidas do governo anterior, ou uma aposta do PSD, de PPC e deste governo. Com a mentira nos queres convencer!
Fala-se também num limite para o montante das pensões, para que as chamadas reformas milionárias (de quanto?) não continuem a vazar o cofre da Segurança Social, só não se entende (mas não deve ser para entender) que esse limite será igual, independentemente do que tenha sido descontado durante a carreira contributiva, assim do tipo dos seguros que cobram mais por valores que não estarão cobertos no caso de acidente.
E fazendo o papel dos promotores dos PPR (dos privados), PPC vem aconselhar que no futuro os pensionistas devem fazer aplicações, geridas ou não pelo Estado, de forma a terem uma pensão mais generosa do que a estabelecida pelas suas medidas de insustentabilidade… Esquece-se de avisar que se um governo de um país não consegue garantir a assunção dos seus compromissos, pagando as pensões correspondentes aos respetivos descontos, muito menos garantias haverá pelas entidades privadas, que o presente nos mostra serem mais frágeis do que uma pena ao vento… Esquecimento, ou omissão?
Mas o que importava para os seus eleitores e concidadãos do PM era conhecerem os cálculos efetuados pelos técnicos da Segurança Social e as medidas alternativas para a sustentabilidade do direito e da propriedade das quantias dos descontos.
Contra “paradigmas” falaciosos com que nos enchem os ouvidos e nos querem lavar a mente, que dizem que quem está no ativo é que paga as pensões de que se aposentou, fixemo-nos em alguns dados, reportados ao presente:
1 – Anos de desconto para a REFORMA: 40 anos;
2 – ESPERANÇA DE VIDA média: cerca de 78 anos (cerca de 75 para os homens e 81 para as mulheres);
3 – IDADE DA REFORMA: 65 anos;
4 - Anos de recebimento efetivo da REFORMA: 13 anos (10 para os homens e 16 para as mulheres).
Sem fazer contas (quem te que as fazer que as faça) salta logo à vista, que descontamos durante 40 anos e recebemos apenas durante 10 (os homens) e 16 (as mulheres)! Onde raio anda o dinheiro dos restantes 30 anos (para os homens) e 24 (para as mulheres)?
Aqui há mesmo gato! E parece, parece, que bastava mexer no montante dos descontos para que os direitos não fossem entortados…
Ou terá algo a ver com a transferência do fundo de pensões da Banca para o Estado e a milagrosa almofada?
Aqui há uma ninhada, já não se sabe se de gatos, se de ratos, mas que os há, há!
Vamos lá a refazer as contas e esconder o rabo…

4 comentários:

  1. Estes tipos fazem parte de um Governo ou de uma Agência Funerária?!

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Parecem avençados dos bancos...

    ResponderEliminar
  3. Primeiro vem dizer para pouparmos porque as reformas serão reduzidas a metade. Agora manda os professores emigrarem para Angola ou para o Brasil. Mas que raio de governante é este? Que futuro o nosso com gente que sufoca o país com uma austeridade paranoica e uma carga fiscal brutal?Que esperar de um governante que diz que temos de empobrecer para recuperarmos daqui a alguns anos? Recuperarmos quando a economia estagna? Mas que raio, parece o tempo da outra senhora!País triste o meu!

    ResponderEliminar
  4. maria
    É uma das várias declarações públicas e formais da incapacidade de governar.
    É de menos!!!

    ResponderEliminar