(per)Seguidores

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ELA fala verdade e com ela nos engana!

A crise das dívidas soberanas na Europa ainda vai levar 10 anos a resolver, segundo afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, frisando que as dívidas públicas foram acumuladas durante décadas, pelo que levarão muito tempo a desaparecer.
A chanceler alemã advertiu depois que o caminho a percorrer "exigirá muito esforço". Neste contexto, voltou a sublinhar a importância de os outros países do euro inscreverem o chamado travão à dívida na constituição, como a Alemanha já fez.
Merkel voltou a frisar ainda que se a Europa não estiver bem a Alemanha também não o estará, apesar de a economia germânica ter crescido e o desemprego ter registado 6,5% em Outubro, o menor dos últimos 20 anos.
Por isso, Berlim, tem de "fazer o possível para pôr a Europa em ordem", sublinhou Merkel.
É mais do que lógico que se as dívidas públicas foram acumuladas durante décadas, serão necessários outros tantos anos para serem saldadas… No entanto, estão a exigir que em dois (2) anos o façamos, nós e outros países membros.
E continuando a homilia, vem-nos dizer que será preciso muito esforço da parte dos endividados, que é o mesmo que nos lembrar que a austeridade nos perseguirá durante esses 10 anos… Mas vem depois dizer que até é fácil, bastando escrever na Constituição de cada país soberano o mesmo que o seu país soberano achou por bem escrever, os limites à dívida.
Até que enfim que a Sra. diz uma meia verdade, ao confessar que se a Europa não estiver bem a Alemanha também não o estará… Afinal, a Alemanha só continuará a estar melhor, quando a Europa pagar o que lhe deve e depois continuar a ser um freguês no mercado alemão, pedindo-lhes de novo fiado e voltarmos ao mesmo.
E termina com esta: “Berlim tem de fazer o possível para por a Europa em ordem!”, como se fosse a Rainha dos Estados (des)Unidos da Europa e o povo europeu lhe devesse obediência, por insanidade mental, por desígnio dos deuses, ou por plebiscito democrático.
Os usurários sempre foram temerários, mas nas lojas de prestamistas, ou do ouro e dinheiro vivo, só entra quem quer e (ainda) ninguém é forçado…
Com todas estas verdades, até nos pode enganar, mas não enganará os eleitores do seu país soberano e com fronteiras nas eleições de 2013… Até pode vir (e é o mais certo) alguém pior do que ELA, mas não é fácil, como o passado mais recente nos mostrou, embora o passado mais requentado nos deixe de pé atrás…
Ou há DEMOCRACIA, ou não há AUTORIDADE, só PODER!

2 comentários:

  1. Félix da Costa
    A melhor maneira de se ler o que dizem os políticos, não é pelos lábios, como o pai Bush, mas reverter o que dizem no contrário... 99% de hipóteses de se acertar.

    ResponderEliminar