Comemora-se este ano o 10.º aniversário da elevação do Douro a Património da Humanidade pela UNESCO, a 14 de Dezembro. Para assinalar a efeméride, o Douro convida para um "Brinde a Portugal e aos Portugueses" no próximo dia 13 de Novembro, data em que se celebra o Dia Europeu do Enoturismo.
Pretende-se com esta iniciativa que os portugueses se envolvam num brinde patriótico, com um cálice de vinho do Porto. A proposta é para que o brinde seja proporcionado, às 13h00 em ponto e em todo o país, pelo maior número de restaurantes, bares, lojas e locais públicos.
A intenção do "Brinde a Portugal e aos Portugueses" é que os portugueses promovam também, nas suas casas às 20h00, um brinde à família, aos vizinhos e aos amigos.
Esta acção tem por objectivo a recuperação da auto-estima e do orgulho nacionais, utilizando o produto português mais conhecido em todo o mundo, o vinho do Porto, uma marca com história, assente num convite de raridade, de distinção e de experiência competitiva global, enraizado na cultura, na imagem e nos valores da portugalidade.
"O
Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se
desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza.
Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes,
cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir,
horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo
virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela
serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se
furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu
próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta." - Miguel Torga in
"Diário XII"
Precisamos de algo que desanuvie este este cepticismo...
ResponderEliminarTchim... tchim...
Félix da Costa
ResponderEliminarÉ só amanhã, mas vinho do Porto sempre, que é o melhor do mundo e a paisagem trabalhada pelo homem tão monumental como tantas maravilhas espalhadas pelo mundo. Com suor, como o sangue dos escravos...