(per)Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A plebe paga, mesmo que o PR bufe?

Há no Governo quem queira diluir os subsídios pelos 12 meses, subindo os salários.
A discussão está lançada entre economistas e empresários e já chegou ao Governo. O tema está a ser analisado pelo primeiro-ministro e, embora não haja nenhuma pressa, diluir os subsídios de Natal e de férias por 12 meses, aumentando os salários, é uma hipótese com adeptos no Executivo.
A abolição dos subsídios teria sempre de ser analisada em sede de concertação social, sendo que quem é contra esta solução alerta para o facto de que o aumento salarial nunca iria cobrir o valor total dos subsídios.
"Duvido que nas próximas décadas os funcionários públicos voltem a ter 13º e subsídio de Natal. E a isso acresce um vasto aumento de impostos", afirmou Pacheco Pereira.
Despesa total da Segurança Social ascende a 23,3 mil milhões de euros
Pondo de parte o tal “problema” da equidade levantada pelo PR e esperando que haja consistência nos argumentos apresentados e coerência pela parte do próprio, é sempre bom contar com o pior, na hora de assumir a “responsabilidade” ao apor a assinatura…
Para qualquer leigo na matéria, parece mais do que evidente esta solução de diluir os 2 subsídios pelos 12 meses, “subindo” os salários MENSAIS, sem aumentar os anuais e deixando a gestão das “fortunas” aos próprios, tal como eu já disse há cerca de um ano. Mas, mesmo que este truque tenha que passar pela concertação social e já se diga que o “aumento salarial” MENSAL nunca cobriria o valor total dos subsídios, o que seria o mais certo, acresce o perigo de ser mais fácil para o governo cortar nos salários, como já aconteceu e que o Tribunal Constitucional achou “constitucionalíssimo”. Daí que muitas cautelas sejam poucas e haja ainda mais um perigo de se sacar nos impostos…
Parece que é consensual (entre quem diz) que não há nenhuma pressa na adoção desta medida, porque ainda temos 2 anos pela frente, mas nem o OE 2012 foi aprovado, nem o OE 2013 foi desenhado. Se fosse bom para as partes, por que não gizar desde já (com mais um grupinho de estudo)?
No meio das contas que sempre gosto de fazer e tendo em conta os números da notícia, o saque de 450 milhões de euros (somatório dos 2 subsídios em 2012) correspondem a apenas 1,93% do total das despesas da Segurança Social, mas que deveria ser de 14,29% (2 meses dos 14) o que deveria dar uma “poupança” de 3.329.570.000 €… Ou enganei-me? Para onde terá ido a diferença?
Enquanto o veredicto, ou a decisão não vem, é lógico que qualquer um de nós (e o Pacheco Pereira) duvida que nas próximas décadas os funcionários públicos voltem a ter subsídio de férias e de Natal, salvo em 2014 (em 2015 há eleições), que nos darão parte do que nos tiraram e até irão prometer (com os dedos cruzados atrás das costas) que no futuro também…
Se assim não for, tenho dúvidas de que nas próximas décadas os funcionários públicos voltem a votar nestes milagreiros, embora se saiba que há mais masoquistas do que pensamos…

2 comentários:

  1. Eu não te dizia aqui há uns dias atrás que eles não voltam mais?!

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Amanhã publico outro, em que talvez nos dê uma esperança...

    ResponderEliminar