(per)Seguidores

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Já dava para os subsídios de férias e de Natal!

A Comissão Europeia decidiu hoje abrir uma “investigação aprofundada à reestruturação do BPN”, dando um mês ao governo para responder.
Bruxelas suspeita que o país violou regras europeias em matéria de ajudas de Estado, podendo em último recurso obrigar o banco a devolver essa ajuda. A investigação vai apurar se o BPN "será uma entidade viável após a sua integração no futuro comprador, se o auxílio concedido ao BPN é limitado ao mínimo necessário para realizar a reestruturação, se foram adoptadas medidas suficientes para limitar a distorção da concorrência e se o processo de venda não implica um auxílio para o comprador".
Joaquín Almunia, Vice-Presidente da Comissão responsável pela política da concorrência, afirmou que "a investigação aprofundada permitirá que a Comissão recolha todas as informações de que necessita e assegurará que o auxílio concedido ao banco se limita ao mínimo estritamente necessário, no interesse da concorrência leal e dos contribuintes portugueses".
Quem diria que ia ser a Comissão Europeia a abrir uma investigação à “reestruturação” do BPN! Isto é que é um sinal de é o próprio Estado a prescindir da sua soberania!
Toda a gente desconfia de que a “coisa” não foi tão limpa que a deixasse transparente. Bruxelas suspeita que as ajudas do Estado ultrapassaram o razoável e põe a hipótese de obrigar o banco a devolver a ajuda, o que ajudaria o governo a prescindir do saque aos subsídios deste ano e seguintes e ainda sobrava algum para a Madeira…
E as suspeitas tem a ver com:
A viabilidade do banco após a integração no futuro comprador (de que não se ouviu falar mais depois da “adjudicação”);
Se o auxílio ao BPN foi o mínimo necessário para a “reestruturação” (que reestruturação?);
Se as medidas distorceram a concorrência (que concorrência, se continuou a dar prejuízos cobertos pelo Estado?);
Se a “venda” não implica um auxílio para o comprador (por isso este stand by…) e
Se assegurou o interesse dos contribuintes portugueses.
Também era pouco mais que queríamos saber, já que sobre levar os responsáveis à justiça não é competência da CE, mas é do nosso Estado e que ainda temos fé que o faça, dentro do mesmo prazo, que é de um mês… E um deles ainda recebe uma pensão vitalícia…
Que mais nos irá acontecer se a CE não continuar a meter o bedelho?

2 comentários:

  1. Se for para pagar alguma multa vai dar resultados!

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Também há essa hipótese, o que era pior, por que era mais um a comer...

    ResponderEliminar