(per)Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

“Todos os nomes”! Cadê os outros?

Acumulam subvenções por terem desempenhado cargos políticos com actual salário
Cerca de 400 antigos políticos recebem subvenções vitalícias. Entre ele, estão os gestores que acumulam a pensão com o actual vencimento.
Para ter direito às subvenções vitalícias bastavam 8 ou 12 anos de funções políticas.
Em 2005, José Sócrates criou uma lei que extingue estas pensões, mas apenas a partir dessa data. Por isso, as subvenções são ainda um peso para o Estado. Só no ano passado, custaram quase 9 milhões de euros.
Sem enveredar pela justiça, igualdade e moralidade das situações e sem chamar a ética política à baila, até porque já muito se disse e se dirá, ficam no ar algumas (muitas) dúvidas sobre estas “denúncias”.
A primeira, é que havendo mais, ou menos 400 cidadãos na mesma situação, só tenham vindo a público estes 14, não porque não seja um começo de transparência, mas os “esquecidos” tem o mesmo direito de serem conhecidos…
Segundo, se tivermos em conta o total, só com estes (475.700 €), não seria por aí que viria a recuperação e ficaria apenas o simbólico como argumento para a indignação…
Terceiro, se no ano passado o Estado pagou a TODOS cerca de 9 milhões de euros, a conversa é outra e teremos que saber por quem foram distribuídos os cerca de 8,5 milhões que faltam…
E finalmente, não há dúvidas de que o “fenómeno” é transversal, deixando de fora o BE e Os Verdes, por não terem tido a ocasião, dirão os mais benevolentes com os “saqueadores” e que até nem são muito exigentes quanto a valores, o que é (terá sido?) muito preocupante…
E depois disto e do que mais se verá, vem o PM dizer que:
Mas empenhados já nós estamos e o que é preciso é reaver os bens com que os prestamistas nos ludibriaram e quanto antes melhor!

4 comentários:

  1. Uma imoralidade absolutamente repugnante! Temos de continuar a fazer pressão sobre estes parasitas, para que isto acabe de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  2. Luís
    Eu bem prego e escancaro os nomes de tudo que é lixo moral, desde os processos de corrupção até estas ignomínias, mas a comunicação social parece que sofre daquela doença das pinguinhas... que é a mesma de que o governo padece para anunciar as "soluções ácidas"...

    ResponderEliminar
  3. Parece que andam todos a fazer só o inevitável.

    ResponderEliminar
  4. Luís
    Tenho aqui agendado um texto do Habermas, que diz (quase) tudo, mas provavelmente os nossos dirigentes não entendam, embora seja tudo óbvio, mesmo para quem não percebe o óbvio...

    ResponderEliminar